segunda-feira, 29 de junho de 2015

A Meta

Nada  melhor para o início do blog do que falar sobre o motivo para ele existir: a minha meta.

Segundo o dicionário Michaelis, meta é o seguinte:
me.ta sf (lat meta1 Alvo, mira. 2 Fim a que se dirigem as ações ou os pensamentos de alguém. 3 Baliza, barreira, limite, marco, termo. Esp Arco, cidadela, gol. 5Arena. 6 Poste ou sinal que, nas corridas de cavalos ou nas regatas, indica o ponto final da carreira. sf pl Resultados sucessivos a obter na programação de um trabalho.

Pois bem, o "fim a que se dirigem minhas ações ou os pensamentos" é conquistar a tão sonhada independência financeira. Isto provavelmente já estava claro no início do blog, já que coloquei como subtítulo do mesmo. Vou detalhá-lo um pouco mais aqui.

Para explicar minha meta vou usar um modelo chamado SMART, atribuído ao George Doran (no seu paper chamado "There's a S.M.A.R.T. way to write management's goals and objectives"). Este modelo é um acrônimo em inglês onde cada letra é um critério que seu objetivo tem que cumprir:

  • S - Specific (Específico) - o objetivo tem que ser escrito de forma clara e precisa, bem definida;
  • M - Measurable (Mensurável) - o objetivo tem que ser mensurável, passível de quantificação,  para que seja possível medir seu progresso em direção à meta;
  • A - Attainable (Atingível) - o objetivo deve ser alcançável. Nada mais frustante do que uma meta  impossível;
  • R - Relevant (Relevante) - o objetivo deve ser relevante, importante, que valha a pena o esforço;
  • T - Time-bounded (Definido no Tempo): o objetivo deve ser definido em termos de duração, tem que ter um prazo para acontecer.
Existem outras variações dos significados dos termos, mas esta combinação é a que gosto mais.



Então, segue o modelo aplicado ao meu objetivo:

Específico: meu objetivo é atingir a independência financeira. Para mim, independência financeira é não precisar trabalhar para viver. Quero que meu dinheiro trabalhe por mim. Isto permitirá que eu encare trabalho de uma forma diferente, sem o caráter de obrigação que ele tem hoje. Isto é discutido no livro "Adeus, aposentadoria: Como garantir seu futuro sem depender dos outros", do Gustavo Cerbasi.   

Mensurável: minha independência financeira é ter um rendimento mensal que cubra a despesa mensal da minha família. Simples assim (de explicar, não de conseguir). É ter um rendimento que eu possa retirar o sustento da minha família "sem diminuir o bolo", sem perder poder de compra. Vou falar mais sobre esta medida em posts futuros.

Atingível: pelo que tenho visto nos últimos tempos, considerando meu cenário atual, minha meta é passível de ser atingida. Gasto menos do que ganho, consigo guardar em um ritmo interessante. Se continuar assim atinjo meu objetivo.

Relevante: esse é óbvio. Se você leu até aqui, acho que está interessado na mesa coisa que eu e me entende. Independência financeira é um objetivo almejado por muitos. 

Definido no Tempo: aqui já é um pouco mais complicado. Olhei meus números, pensei em quando gostaria de estar mais tranquilo, pensei no futuro. Tracei a meta de 10 anos para se encaixar dentro do atingível. Parece um bom número. O Leitão conseguiu em 10 anos, então é possível, rs.


No próximo post, vou falar sobre minha carteira de investimentos. Ela é o instrumento para transformar o objetivo em realidade.   

Nenhum comentário:

Postar um comentário