terça-feira, 18 de agosto de 2015

Agosto/15 - Compras de Agosto

Olá pessoal.

Fiz minhas compras de agosto/15. Todo mês eu faço compras, acumulando patrimônio. Sempre no meio do mês. Falei um pouco disto no post sobre "A Lógica dos Meus Investimentos".

Sigo comprando conforme minha carteira:



Neste mês, seguindo meus rodízio, comprei:
  • CIEL3 Preço: 41,31
  • ITSA4 Preço: 7,58
  • GRND3 Preço: 16,66

Você deve ter notado que pulei a Souza Cruz (CRUZ3). É uma excelente empresa no ponto de vista empresarial (não o ideológico relacionado ao mal que o cigarro faz a saúde). Eu odeio cigarro, mas adoro os dividendos que a CRUZ3 me paga. Isso diminui minha raiva quando tem alguém fumando do meu lado e jogando fumaça na minha cara. Como ela está fechando seu capital, parei de fazer comprá-la e estou esperando se concretizar a OPA (Oferta Pública Aquisição de Ações). 

No meu último post sobre acompanhamento de carteira (clique aqui) eu contei que comprei bastante Tesouro Selic 2021 (LFT). Minha carteira ficou mais conservadora do que eu gostaria. Então, não fiz compra de títulos neste mês.

Vi que apareceram várias LCAs dando sopa na Rico. Mas já fiz o aporte combinado comigo mesmo neste mês e o dinheiro que sobrou na corretora depois da compra das ações não paga o valor mínimo das LCAs que achei. Então, fica para a próxima.

Apesar de não conseguir comprar uma LCA, sobrou um troco na minha carteira. Como não vou deixar lá na corretora parado, rendendo nada e queimando na inflação, provavelmente ainda vou comprar GETI3 neste mês. Se o fizer, atualizarei este post.

E você? Comprando o quê? Apostando nos juros altos do Tesouro ou no "torra torra" da Bovespa?

5 comentários:

  1. Olá, parabéns pelo blog!
    Gostaria de saber como andam as LCAs, LCIs e CDBs da Rico, estou pensando em abrir conta na referida corretora, e investir pesado na renda fixa por hora.
    Outra coisa, a taxa de manutenção da Rico para renda fixa (aqueles percentuaizinhos) não atrapalham o rendimento?
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Oi Anônimo.

    Eu estou satisfeito com as opções de LCAs, LCIs e CDBs da Rico. Tem bastante variedade e tem atendido ao que eu preciso.

    A maior variedade é de CDB. No momento em que escrevo este post, temos disponíveis 80 CDBs, 5LCs, 5 LCAs e 1 LCI.

    Eu não comprei CDB, pois prefiro LCAs e LCIs pelas vantagens de IR. Agora neste momento temos LCA rendendo 99% do CDI (1080 dias. 30k mínimo) e LCI 96% do CDI (360 dias, 5k mínimo). Nada mal. É sempre bom ficar de olho, pois as oportunidades aparecem. Estou em uma LCA de 104% do CDI, fruto de uma oportunidade dessas.

    A Rico não tem taxa de manutenção para LCA, LCI e CDB (nunca comprei CDB). Só tem taxa de operação, que é 0,10% a cada 90 dias (ou seja, se comprar uma LCA que vence em 360 dias você vai pagar 0.40%). Isso é bem menos do que os 20% da tabela do Tesouro Direto para aplicações até 360 dias. Compensa muito. O ruim é que é não resgatável, o seu dinheiro fica preso lá até a data de vencimento.

    A taxa de operação não atrapalha o rendimento. É pequena perto do rendimento.

    Espero que o Governo não cresça o olho para cima das LCAs e LCIs, mudando a legislação.

    Obrigado pela visita!!!

    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela resposta, bem completa.
      Sucesso nos investimentos!
      (Não precisa aceitar esse comentário) Abraço!

      Excluir
  3. ID,

    Parabéns pelas compras, principalmente da CIEL3, que é uma das queridinhas da minha carteira. A respeito da CRUZ3, como a empresa já anunciou a OPA, acredito que o correto a ser feito é vender as ações o mais rápido possível.

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IL,

      A CIEL3 é uma das queridinhas da minha carteira também. Sempre que eu vou fazer uma compra e o vendedor me entrega a máquina da Cielo para eu colocar a senha eu abro um sorriso, rs.

      Não estou com pressa para vender a CRUZ3. Continua rendendo dividendos e sendo uma boa empresa. Provavelmente vou esperar a OPA. Estou satisfeito com o valor ofertado. Por que eu deveria sair o mais rápido possível?

      Dei uma espiada como anda a rentabilidade minha carteira neste mês e a coisa está feia. Mas as empresas continuam boas. Sigo comprando.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço.

      Excluir