sábado, 5 de setembro de 2015

Agosto/15 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Demorei para fazer este post. Já tinha feito o levantamento dos resultados, mas a semana foi bem corrida. Agora chegou a hora de fazer esta publicação. Talvez minha demora também tenha uma pitada de procrastinação para não encarar o resultado, rs. Eeee agosto.

Mas chegou a hora de apurar o andamento do patrimônio investido em Renda Fixa e Variável.


Carteira


Minha carteira segue inalterada. Nenhuma ação diferente foi adicionada nem retirada. 




Em agosto fiz as compras que mencionei no meu post anterior (clique aqui), seguindo meu rodízio mensal. Comprei CIEL3, ITSA4 e GRND3.

Minha carteira de Tesouro Direto é formada por Tesouro IPCA+ 2019 (NTNB Princ) e Tesouro Selic 2021 (LFT).

Minha carteira de LCA/LCI é formada por LCI Barigui, LCA Banco Fibra, LCA Banco Pine.


Resultados


Coloquei a seguir os resultados da minha carteira. Vamos aos números:



A distribuição da minha carteira ficou assim:



A evolução do meu patrimônio está no gráfico a seguir. Quase não dá para ver, mas subiu 0,45%:



Conclusões


Neste mês nem o Tesouro Direto se segurou. Resultado negativo, mas como minha intenção é levar até a data de vencimento eu apuro o rendimento apenas para saber quanto tenho de dinheiro se eu precisar dele. Minha apuração do TD é líquida, ou seja, já desconto o IRPF.

As LCI/LCAs estão com um rendimento bom. Evitaram um resultado pior para minha carteira. Viva a diversificação!

Que mês foi esse para a minha carteira de ações? Credo!!! -11,16%. Mais que dobrei o pior resultado histórico. Eu lembro que sou sócio de empresas que julgo terem bons fundamentos, penso no longo prazo, portanto o preço não me importa. Mas não tem como não ficar impressionado. O IBOVESPA ficou em  -8,33%.

Meu patrimônio subiu discretamente. Meu aporte foi feito como de costume, mas foi tragado pela desvalorização da carteira de ações. Fiz o aporte totalmente nela e o valor da minha carteira de ações fechou o mês com valor quase igual ao do início do mês. Desagradável isto! Estou me aproximando da linha de referência para a minha meta de fim de ano e se setembro repetir a paulada de agosto a coisa pode complicar.

Estou estudando o mercado de FIIs, lendo tudo o que posso sobre o assunto. Espero estrear neste mercado em outubro. Vai ser uma boa diversificação para minha carteira e uma ajuda na geração de renda passiva.

Estou um pouco decepcionado com os fundamentos da GETI3, a qual seria minha próxima compra no rodízio. É bem possível que ela seja substituída pela Taesa (TAEE11).

Obrigado pela visita!!!

10 comentários:

  1. Na evolução patrimonial a meta é em % ou "k"? Seria 250k sua meta para fechar 2015?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.

      Eu optei por não falar sobre valores neste blog. Então é tudo em % mesmo.

      Minha meta é que minha carteira no final do ano seja igual a 245% do que era em 18-dez-14. Ou seja, se comecei com X, espero terminar o ano com 2,45 X. Por enquanto está dando certo.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
    2. Ah ta. Entendi. Parabéns!!!

      Excluir
  2. Atenção a CRUZ3, que está com processo de OPA.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Estou acompanhando a OPA da CRUZ3. É uma das ações que mais gosto, bons dividendos, lucros sólidos. É uma pena que esteja fechando capital.

      Vou seguir com ela até esta história se definir. Aí eu a entrego. Única coisa que mudou na minha estratégia por causa da OPA foi que ela está congelada, não recebe mais meus aportes.

      Obrigado pelo aviso e pela visita.

      Abraço.

      Excluir
  3. ID,

    Um mês ruim que não vai atrapalhar a nossa caminhada, não é mesmo?! Sobre a substituição da GETI3, o que você acha da TBLE3? Eu considero ela a melhor empresa do segmento elétrico...

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IL.

      Não vai atrapalhar, seguiremos em frente! Faz parte do jogo.

      A TBLE3 é uma ótima candidata sim a substituir a GETI3. Neste fim de semana vou olhar o setor com mais calma, já que minhas compras já são na semana que vem. Obrigado por me lembrar dela.

      Na época da escolha da GETI3 (que quando entrou na carteira era espetacular) eu já tinha ficado de olho na TBLE3. Inclusive, vendo nas minhas anotações, tinha ficado melhor cotada comigo que a TAEE11.

      A TBLE3 apresenta um lucro líquido maior e mais sólido, maior patrimônio, muito mais receita, melhor caixa e fluxo de caixa livre, menor dívida em relação a lucro e patrimônio, e é ON (sócio 100%). A TAEE11 possui uma margem brutalmente melhor, tem um P/L mais atraente, além de ter distribuído mais dividendos no passado recente.

      No fim das contas, TBLE3 parece mais negócio. Vamos ver...

      Abraço

      Excluir
  4. Opa, não te conhecia, vou acompanhar.
    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse blog aqui está ficando cada vez mais bem frequentado :-)

      Seja bem-vindo!

      Abraço

      Excluir