terça-feira, 22 de setembro de 2015

Setembro/15 - Compras de Setembro

Olá pessoal.

Fiz minhas compras de setembro. Seguindo a lista de compras do meu rodízio, as ações a serem compradas seriam GETI3, BBSE3 e BBDC4. Contudo, como comentei no post anterior (clique aqui), a GETI3 deixou de atender o que eu esperava dela.

Cartão Vermelho



A GETI3 infelizmente não faz mais parte da minha carteira. O lucro líquido caiu assustadoramente, passando do limite inferior que eu considero o mínimo para as empresas nas quais invisto (200 milhões). A margem também despencou, retornando ao patamar de 2001. A dívida ficou bem alta frente ao lucro líquido (a dívida continua nos mesmos patamares de sempre, mas ficou mais difícil de pagar por causa da queda do lucro). Já não me parece uma "boa empresa", segundo os critérios que montaram minha carteira. 

Não sou fã do setor elétrico, sei dos problemas relacionados a taxas, governo, chuva, etc. Minha tolerância com este setor já é baixa e imaginava que o primeiro problema que teria na carteira seria com ele. Eis que apareceu mais uma novidade que piorou ainda mais o cenário: a reestruturação. A ideia de trocarem minhas ONs por um Units (1 ON + 4 PN) não me agradou.

Pensei se era o caso de dar um cartão amarelo e esperar um pouco. Fiquei com um pouco de receio de estar "girando patrimônio", como diria o Bastter. Contudo, se é para manter em carteira as ações de boas empresas e esta não passava mais nos meus critérios, tinha chegado a hora dela. Então, vendi GETI3.

No seu lugar, foi incluída a Tractebel Energia (TBLE3). Seja bem-vinda!!!

Compras


Neste mês, seguindo meus rodízio (já com a TBLE3 no lugar a GETI3), comprei:
  • TBLE3 Preço: 33,08
  • BBSE3 Preço: 26,60
  • BBDC4 Preço: 22,67

Com o dinheiro que restou do meu aporte eu comprei Tesouro Direto:
  • Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ)
  • Tesouro IPCA+ 2019 (NTNB Princ)

Vendi GETI3:
  • GETI3 Preço: 14,15

A venda da GETI3 não me trouxe um prejuízo considerável, visto que ela tinha um preço médio de R$ 14,16 na minha carteira.

Eu achava que quando chegasse a hora de vender alguma ação que não atendesse mais meus critérios este momento seria tão fácil quanto comprar uma que os atende. Não foi! Impressionante como o psicológico tenta sabotar a estratégia. Fica um misto entre um sentimento de resistência, que tenta convencer que a ação não está tão ruim e que o momento difícil é passageiro, e um sentimento de derrota, de que a análise inicial foi furada e que no fim das contas o mercado de ações vai ficar subindo e descendo e meu resultado vai ser zero. Acho que deve ser normal esta dificuldade, pois vejo várias pessoas que "casaram" com ações de empresas quando eram empresas boas e as seguram até hoje, mesmo tendo virado empresas claramente ruins. Fico feliz por ter conseguido seguir o plano e agir conforme eu tinha pensado. 

E você, caro leitor, já teve que vender algum papel no qual um dia acreditou? Já segurou um papel que ficou ruim na torcida por dias melhores?

15 comentários:

  1. Olá ID. Acredito que sua posição sobre a ação em questão tenha sido acertada. Devemos acreditar que, tão logo tenhamos sinais concretos de que o papel terá uma inversão, nos desfazermos dela. Em muitas ocasiões perdemos tempo fazendo re-analise da análise e nos sentimos presos a uma decisão tomada no passado. O cenário econômico destes dias turbulentos nos fazem sim termos um melhor tempo de resposta aos estímulos do mercado. Boa sorte e boas análises!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.

      Importante ressaltar que a "inversão" que deve ser vista e usada como parâmetro para retirar o papel da carteira é a inversão nos fundamentos (e não de preços). Ou seja, se a empresa era boa e ficou ruim.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço

      Excluir
  2. Olá ID

    Parabéns pela atitude! Não deixe que estes fatos coloquem em dúvida a sua forma de avaliar a empresa. Afinal, quem diria que os resultados piorariam de tal forma e de maneira tão rápida após os resultados obtidos até o 1 Semestre 2014?

    Seguindo o mesmo rodízio de compras, neste mês pretendo aportar em TBLE3, GRND3 e CTIP3.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Reimar Jr.

      Vou seguir em frente no modo como faço minhas análises. Obrigado pela força. Os resultados da GETI realmente me assustaram, pois se deterioraram muito rápido.

      Quanto às suas compras:
      - TBLE3 e GRND3 estão na minha carteira também. Comprei TBLE3 neste mês e GRND3 no mês passado. Ambas são empresas que estão com os fundamentos em ordem, são boas empresas.
      - A CTIP3 não está na minha carteira. O único motivo disto é que o setor financeiro da minha carteira já está bastante populado e colocar outra do setor iria desbalanceá-la. Sem dúvida é uma ótima compra.

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço

      Excluir
  3. ID,

    Parabéns pelas compras e pela troca. Eu também tenho a TBLE3 na minha carteira e considero ela uma das melhores empresas da Bolsa!

    A única coisa que eu não gostei foi você ter adquirido ações PN, afinal, sócio é ON!

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IL.

      Tem algumas poucas PNs que admito na carteira. A BBDC4 é uma delas. O dividendo por ação, DY e liquidez são melhores do que o ON e eu acho extremamente improvável que algo aconteça em uma empresa desse tamanho que prejudique que tem PN e favoreça quem tem ON (como ter o capital fechado, por exemplo).

      Obrigado pelo comentário.

      Abraço

      Excluir
  4. Setor elétrico passando mal na mão desse governo. Mais uma boa empresa descendo a ladeira abaixo. Acho corretíssima sua decisão de vender a GETI3, principalmente pela falta de qualquer sinal de melhora futura. Já a TBLE3 tem transmitido bastante segurança, então faz sentido a troca.

    No mais, gostei do seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi LCN.

      O setor elétrico ficou refém do governo. Espero que a GETI melhore, pois era uma empresa que enchia os olhos (e os bolsos, rs). Sigo com a TBLE3. Que bom que pensamos da mesma forma com relação e GETI e TBLE3.

      Obrigado pelo comentário positivo sobre o blog. Comentários assim me motivam a continuar colocando meu tempo aqui.

      Abraço

      Excluir
  5. Esse mês vendi a LPSB3, depois de quatro trimestres de prejuízo. Quanto a GETI3 sigo sócio por enquanto, inclusive sexta entrou dividendo gordo, o único porém dela é a falta de chuva que a faz comprar no mercado energia para cumprir contrato com eletropaulo. No mais continua uma ótima empresa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beto.

      Acho que foi uma ótima ideia a sua de vender a LPSB3. Eu não gosto da Lopes por motivos pessoais. Com relação aos fundamentos, a coisa também não está boa. É um setor complicado, ainda mais com recessão, inflação e alta de juros para financiamentos imobiliários.

      Recebi também os dividendos da GETI3. Deu até uma tristeza, pois foi como se ela dissesse "olha aqui o que você não vai ter daqui para frente", rs. Mas faz parte. Aguardarei os dividendos da TBLE3.

      Quando a questão não é mais se tem uma direção competente e bem formada, profissionais motivados, processos enxutos, um bom produto, mas a questão se torna "vai cair água do céu?", você vira refém de algo que está fora do escopo da empresa ser boa ou não. Isso é muito triste e bem desmotivante para quem investe em boas empresas. Já não bastasse o governo tentando atrapalhar o setor e a falta de infraestrutura deste país.

      Espero que a GETI volte a dar o lucro que dava antes e que você ganhe muito dinheiro com ela.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. É investidor realmente é um momento complicado, mas como você é o investidor disciplinado nada mais correto. rs. E concordo com você, os ventos mudam, não dá pra comprar hoje, uma ação que tem cenário deteriorado, só porque em algum momento do passado ela deu lucro. Petrobrás por ex...

    Eu costumo montar minhas carteiras para os próximos 3 anos... às vezes os ventos mudam bastante. No começo resistia bastante, mas hoje, acompanhando o histórico, faço as trocas com uma boa tranquilidade. Ninguém acerta todas..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Pois é, o nome do blog "Investidor Disciplinado" tem também um caráter motivacional para mim, pois me lembra sempre que a disciplina é uma das coisas mais importantes para se ter no mundo financeiro.

      Acertar todas é difícil mesmo, para não dizer impossível. Ainda mais quando se tenta fazer uma carteira para a vida toda, como é meu caso (achei seu horizonte de 3 anos meio curto, não?). Quando eu comecei a montar uma carteira baseada em análise fundamentalista, eu acreditava que empresas grandes, com posição assegurada no mercado e uma boa administração, dificilmente teriam seus bons fundamentos revertidos para fundamentos que me obrigariam a deixar a sociedade. Já não estou tão certo disto.

      Agora mesmo vou ser obrigado a vender a Souza Cruz, uma empresa excelente. Fiquei com ela até onde pude, mas está chegando a hora de entregá-la à British American Tobacco. Se já é difícil antever deterioração de fundamentos, que diria prever a retirada de uma empresa da carteira por um motivo deste.

      De qualquer forma, não está nos meus planos ficar girando a carteira. Espero que as empresas das quais sou sócio consigam segurar o tranco da economia ruim, mesmo que passem por dificuldades e tenham alguns resultados não tão bons. Dias melhores virão.

      Abraço

      Excluir
  8. Achei bacana seu blog, estou colocando na lista do meu, também estou buscando um bom retorno de investimento. Se quiser conhecer: http://analiseinvestimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela opinião sobre meu blog.

      Já visitei o seu blog e até já comentei post.

      Abraço

      Excluir