quinta-feira, 3 de março de 2016

Fevereiro/16 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Finalmente a bolsa mostrou uma recuperação!!! Já não era sem tempo. Com essa recuperação vem um ânimo novo para quem investe em renda variável, mesmo sabendo que é um investimento de longo prazo. É bom dizer que a carteira se valorizou, dá um reforço positivo naquela velha busca pela IF.

Finalmente resultado positivo em ações!!!


Continuo fazendo meus aportes, aplicando sempre todo mês, o mesmo valor em reais, em renda variável e renda fixa. Segue a vida!

Agora que o ano começou (já passou o carnaval), a política voltou ao foco das notícias. Impressionante como ninguém "sabe de nada", "não fez nada" ou "nunca cometeu irregularidades". Será que o Brasil tem jeito? Como será que a economia vai se comportar se derrubarem o Presidente da Câmara ou a "Presidenta" do Brasil? Cenas dos próximos capítulos...

Aparentemente os investidores estão gostando de ver o circo político pegar fogo. Hoje saiu relato da delação premiada do Delcídio e a bolsa subiu mais de 5%. Não reclamo, rs.

Vamos aos números de fevereiro!


Carteira


Sigo com as minhas 12 ações, nada mudou:


Fiz minhas compras regulares, seguindo a ordem desta lista, comprando os mesmos valores em Reais. Neste mês comprei BBSE3, BBDC4 e VIVT3, conforme comentado no meu post de compras. Hoje li que BBSE e BBDC influenciaram a alta da Bovespa. Nada mal.

As ações que estão na alça de mira agora são MDIA3, TOTS3 e WEGE3. Contudo, porém, todavia, entretanto, estou considerando voltar a expandir minha carteira de FIIs. As que estou pensando em comprar são KNRI11 e RNGO11. Vou atualizar meus estudos nelas. Por enquanto, minha carteira de FIIs está deste modo:


Estou gostando deste negócio de pingar dinheiro mensalmente na minha conta por causa dos FIIs. Sigo contente com o resultado da minha pequena carteira (nos dividendos, meu objetivo com esta carteira).

Continuo comprando Tesouro Direto. Neste mês comprei IPCA+2035 (NTNB Princ). Vamos acumulando. A carteira segue diversificada:


As LCIs/LCAs permanecem como estão. Compro mais se ficar disponível uma na Rico que esteja dentro do padrão que gosto (instituição financeira decente; maior ou igual a 100% do CDI; valor mínimo razoável). A carteira é:


Agora, os resultados!

Resultados


Segue o resultado da carteira (dados de 02/03/2016):



A distribuição é a seguinte:



A evolução patrimonial deste mês foi de 5,39%. Nada mal.



Conclusões


FINALMENTE uma valorização na carteira de ações!!!! Nem sabia mais o que era isso. Muito bom!!! Tive uma alta de 5,30% na carteira, um pouco abaixo do Ibovespa (que subiu 5,91%). Gostei do resultado. Desde outubro do ano passado que minha carteira de ações não fechava positivo. Isso é bem revigorante. Independentemente do resultado de curto prazo, positivo ou negativo, acredito nas minhas escolhas e na criação de patrimônio que estou fazendo mensalmente.

Meus FIIs também se valorizaram. Apesar de eu não ter intenção de vender, fico contente com o valor deles aumentando (óbvio, rs). Gosto da conceito dos FIIs e tenho intenção em aumentar a carteira.

Tesouro Direto está em uma boa performance. Admito que estou um pouco assustado com o tamanho da dívida do Governo e com a incapacidade dele de gerenciar o país. Mas sigo firme ajudando a financiar este Governo com o qual eu não concordo (ok, é paradoxal, mas it's only business).

LCI/LCA continua em uma valorização razoável. Sigo esperando uma oportunidade nova.

Estou lendo "O Investidor Inteligente" (Benjamin Graham). Finalmente chegou a vez de ler este clássico. Talvez eu tenha enrolado um pouco porque ele é um livro gigante e eu sou um pouco ansioso para chegar logo ao final dos livros, o que o torna uma luta entre ansiedade e disponibilidade de tempo na minha rotina. Estou no começo ainda e estou gostando. Vamos ver como vai ser a influência dele no meu modo de investir. Até agora, estou me identificando com o livro.

Está feliz com o seu resultado de fevereiro? Força total no aporte ou temeroso com a economia/política?

Abraço!

2 comentários:

  1. Às vezes sinto assim também, porque nos últimos meses me acostumei a sempre perder. Mas é muito bom ganhar! rsrsrs...

    Fiz um aporte conservador no mês, em FII. Infelizmente, por enquanto tudo ainda é especulação, a Dilma continua no Planalto.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Oi DH.

    Desculpe a demora para responder. Este mês está bem corrido por aqui.

    Quem diria que a bolsa iria dar essa recuperada? Ficou até difícil comprar com esta alta dos preços. Mas pela situação política e econômica, acho que os preços não devem se sustentar e vão voltar a cair. Infelizmente. Mas seguiremos comprando.

    Fiz um post de compras de março, onde comprei FII também.

    Abraço! Obrigado pelo comentário!

    ResponderExcluir