sábado, 2 de abril de 2016

Março/16 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Quem me dera todos os meses fossem assim para meus investimentos!!! Os resultados superaram o que eu estava esperando. Estou até me perguntado se eu não fui muito bonzinho na meta anual que tracei para meu patrimônio e caberia uma revisão para deixá-la mais agressiva. Vou pensar nisto! 



Com a economia e a política do jeito que estão, ninguém sabe o dia de amanhã e se estaremos comemorando no mês que vem. Estou na torcida para que a justiça seja feita, TODOS que tenham culpa paguem pelo que fizeram e que o povo não seja feito de idiota, com tudo acabando em pizza. Espero que a classe média não pague mais esta conta. Também espero que eu não seja muito ingênuo, rs.

Mas deixem eu comemorar enquanto tenho motivo. Vamos aos números!


Carteira


Carteira inalterada, sem nenhuma ação nova. Gosto das 12 ações e acho que a carteira já está diversificada o suficiente para dinheiro que tenho lá.


Segundo a ordem de compras na lista, neste mês comprei MDIA3 e TOTS3 (conforme comentado no meu post de compras). A TOTS3 vai merecer uma atenção especial minha para próximos balanços, visto que o último não foi bom.


Minha carteira de FIIs aumentou. Comprei HGRE11 e minha carteira ficou assim:


Espero ansiosamente pelos primeiros retornos do meu novo FII.


Para variar, continuo comprando Tesouro Direto. Neste mês comprei IPCA+2035 (NTNB Princ). Vamos acumulando. A carteira segue diversificada:



Não comprei nenhuma LCA/LCI. Fique tentando a comprar uma LCI do banco TRICURY, 103.00% CDI, prazo 1090 dias, mas preferi colocar o dinheiro no TD. Nestes tempos ruins da economia optei pela solidez e liquidez do TD. Segue a carteira: 



Agora, a parte divertida!


Resultados


Os resultados ficaram desse modo (dados de 01/04/2016)::



A distribuição do capital é a seguinte:


A evolução do patrimônio continua! Neste mês o aumento foi de 7,56%. Muito bom!!!


Conclusões


Mais um mês de valorização da carteira de ações!!! Fantásticos 9.89%!!! O Ibovespa subiu quase 17%, fiquei para trás, mas o que importa é que estou ganhando também. Mês que vem tem mais. As 3 próximas candidatas são WEGE3, ABEV3 e CIEL3.

Também fui brindado com um aumento respeitabilíssimo da minha carteira de FIIs: 11,42%. Esse me surpreendeu. Neste mês vou adicionar mais 1 ou 2 FIIs novos na carteira.

Tesouro Direto com um rendimento muito bom: 3,25%. Ele concentra a maior parte do meu capital, então é bom que esteja indo bem. Mas lembro que minha intenção é levar o TD até o vencimento, então estes números são apenas para diversão própria e para o caso de eu precisar vender o TD por alguma emergência/oportunidade.

LCI/LCA seguem dando 1,17%, bom também!

O resultado da minha carteira está melhor do que eu esperava! Estou me aproximando da meta para o ano, que é chegar a quase 4 vezes o capital que comecei minha carteira (370% da carteira inicial, para ser mais exato). Tenho conseguido manter meus aportes, o que é muito bom nestes tempos de crise. Pelo modo que a coisa vai, vou atingir minha meta antes do fim do ano.

Continuo lendo "O Investidor Inteligente" (Benjamin Graham). Livro longo. Parece que não acaba, rs. Ele também tem umas partes muito paradas e um bla bla bla sobre mercado e títulos americanos que poderiam ter sido resumidos. Mas estou gostando do livro, principalmente dos comentários depois de cada capítulo.

Como foi sei mês?

Abraço!  


   

10 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi DH.

      A minha rentabilidade de março não foi tão brutal igual à sua, mas estamos todos felizes e isto é o que importa no fim das contas =)

      Obrigado pela visita e pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir
  2. Sua carteira desempenhou muito bem, belo resultado ID!

    Tava dando uma olhada, e percebi que você tem uma baixa exposição em FIIs, e uma altissima em ações/tesouro, qual é sua meta de diversificação? equalizar todos os produtos?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Burguês.

      Tenho uma baixa exposição em FIIs porque estou começando a montar minha carteira. Demorou um pouco para eu aprender o suficiente sobre FIIs para me sentir confortável e começa a comprar.

      Comecei a montar minha carteira pelo Tesouro, pois precisava de uma boa base conservadora para minha carteira. Principalmente porque minha esposa é bem mais conservadora do que eu. A partir de um certo valor em TD e LCI/LCA, comecei a dar prioridade para outros investimentos menos conservadores(ações e agora FIIs).

      Minha meta de diversificação é algo em torno de 50% Renda Fixa (TD e LCI/LCA) e 50% Renda Variável (Ações e FIIs). Tenho aportado mais na RV para tentar equilibrar, já que estou pendendo mais para a RF atualmente.

      Abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Depois de tantas quedas já era tempo da renda variável dar alegria, rs.

      O importante aqui no blog é o gráfico de patrimônio investido continuar subindo.

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns pelos resultados, muito bacana. Vc tem uma boa carteira.

    Sucesso, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bagual.

      Obrigado! Estou contente com a carteira. Vou começar a fazer minha reavaliação anual da carteira (já deveria ter começado) e espero continuar contente, rs.

      Abraço!

      Excluir
  5. Parabéns pelos resultados, muito bacana. Vc tem uma boa carteira.

    Sucesso, Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela visita, pelo elogio e pelo comentário.

      Abraço!

      Excluir