quarta-feira, 8 de junho de 2016

Maio/16 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Neste mês tive problemas para postar, pois meu computador queimou. Deve ser porque ele já estava merecendo um update, visto que já é bem velho (e o motivo disso é que sou mão de vaca mesmo, rs). Comprei outra fonte e vamos em frente.

Neste mês tivemos a saída da "Presidenta", muitos políticos enrolados (até o Sarney, quem diria, rs...) e uma queda na bolsa. 

Mas para mim o mês foi bom: comprei mais um FII, superei minha meta e continuo aportando regularmente.



Vamos ao fechamento do mês.


Carteira


Nada mudou. Continuo com as mesmas 12. E acho que 12 é um bom número. Estou comprando mais das mesmas:


Como foi dito no meu post de compras, neste mês comprei ITSA4 e UPGA3. Seguindo a lista, as próximas candidatas são GRND3, TBLE3 e BBSE3. Empresas boas, as quais compro feliz.

Minha carteira de FIIs aumentou. Comprei um FII que tem patrimônio muito bom, diversificação alta, bom DY e boa possibilidade de valorização. Comprei BRCR11. A carteira ficou assim: 



Fiz um aporte gordo no Tesouro Direto. Estou concentrando agora nos títulos de longo prazo, que não pagam cupons. Ou seja,  Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ). Quero deixar lá o máximo de tempo possível, pagando IR o mais tarde possível. A carteira ficou assim:



Não comprei mais nenhuma LCI/LCA. Minha carteira permanece inalterada:


Agora, os resultados!


Resultados


Os resultados ficaram assim (dados de 02/jun/2016): 



A distribuição do capital é a seguinte:


O capital aumentou em 9,42% neste mês. Aporte grande! Alcancei a meta do ano e a subi para um patamar agressivo. Rumo à nova meta!!!


Conclusões


A carteira de ações se desvalorizou 3,09%. O Ibovespa perdeu 10,09% (fonte), então meu resultado não foi dos piores. Fruto de escolher empresas boas. Vi que em junho já subiram minhas ações, mas esse ganho fica para o próximo fechamento.

A carteira de FII teve um ganho de 1,83%. Como não pretendo vender, estou mais interessado na minha nova fonte de renda passiva (BRCR11). Estou ansioso para ver o dinheiro cair na conta e gerar novos aportes em mais FII e ações.

Tesouro Direto deu um pouco menos que a média. Variou 0,58%. Como meu plano é ficar até o vencimento, este ganho é somente para acompanhamento. A inflação segue subindo, sendo que neste mês de maio tivemos a maior alta do IPCA desde 2008 (fonte). Meus títulos são atrelados ao IPCA, então é "menos mal".

As LCI/LCA renderam o de sempre, 1,17%. Gosto bastante destes ganhos. Tenho uma LCA que vai vencer neste mês e as taxas não estão tão atraentes quanto as que consegui comprar para a carteira. Vou ter que acabar reinvestindo este dinheiro em LCI/LCA menos rentável ou um CDB. Quero manter este dinheiro na renda fixa. Surfar no país dos juros, sendo que BC acabou de manter a taxa Selic em 14,25% (fonte).

Continuo tentando acabar de ler o "O Investidor Inteligente" (Benjamin Graham). Livro chato, prolixo, que não acaba nunca. 

Até semana que vem, no meu post de compras!

Abraço!

4 comentários:

  1. ID,

    Sim sua carteira de ações foi bem pro mês ...
    Faz tempo que está comprado nesses lcis/lcas? Estão com excelente taxas .. dificil achar essas taxas hoje ...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      São taxas muito boas mesmo estas das minhas LCA/LCIs. Elas foram compradas no fim de 2014, março e julho de 2015 e janeiro de 2016.

      Desde então venho esperando alguma LCI/LCA com taxas parecidas e não encontro. Não na Rico. A melhor que está disponível para compra hoje paga 96% CDI, 716 dias.

      Tem 2 CDBs (Banco Máxima e Banco Original) lá que eu estou namorando. Eles pagam 121% CDI, mas o prazo é mais do que eu gostaria de deixar o dinheiro preso (1800 dias). Seria equivalente a uma LCI de 102,8%. O que acha?

      Abraço!

      Excluir
  2. Não fale mal, esse livro é o mais importante da história do mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.

      Concordo com você. Se este não for "O" mais importante da história do mercado, com certeza é um dos mais importantes.

      E já que ele tem esta importância, todos que estudam o mercado deveriam ler este livro. É o motivo pelo qual não desisti ainda, rs.

      Já li muitos livros que consegui encontrar sobre finanças, bolsa, enriquecimento, opções, FII. "O Investidor Inteligente" é o que está mais difícil ler. São 672 páginas, muitas com tabelas de dados e fatos relacionados ao mercado americano. O jeito que ele foi escrito torna ele bem pesado.

      Mas a luta continua. Comecei, vou terminar.

      Obrigado pelo comentário.
      Abraço

      Excluir