domingo, 3 de julho de 2016

Junho/16 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Chegamos ao fim de mais um mês e a caminhada continua. Neste mês temos 2 novidades na carteira: um novo FII e a compra de um CDB.



O desempenho de junho foi muito bom. Todos os seguimentos da minha carteira fecharam no azul e com valores relevantes.

Vamos ver como ficou a carteira.


Carteira


Na carteira de ações, nenhuma novidade. Comprei mais das mesmas:


Como foi dito no post de compras, o rodízio mensal disse que era hora de comprar GRND3 e TBLE3. A BBSE3 estava na mira também, mas preferi colocar a dinheiro na diversificação da minha carteira de FII. Então em julho serão consideradas para compra BBSE3, BBDC4 e VIVT3. 

Minha carteira de FIIs aumentou novamente. Fiz a compra de um fundo de logística (FIIP11B), o qual inaugurou este setor na minha carteira. Ficou assim:


Como de praxe, coloquei dinheiro no Tesouro Direto. Comprei mais Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ):


Tive mudanças nas LCI/LCAs. Venceu uma das minhas LCAs e tive que fazer a realocação do dinheiro. Acabei optando um um CDB que paga 117% do CDI em 800 dias. A escolha foi feita baseada no valor de entrada (visto que o recurso era mais limitado do que vários dos CDBs disponíveis) e no prazo (não quero perder a liquidez por muito tempo). Lembrando que a tributação entre CDB e LCI/LCA é diferente, a tabela ficou assim:


 Vamos aos resultados!


Resultados


Os resultados ficaram assim:


A distribuição ficou assim:


O capital aumentou em 4,54%, o que é bom. O patrimônio segue crescendo em busca da meta anual. Segue a evolução:


Minha meta está cada vez mais próxima. Chegaremos lá, disciplina funcionando!!!


Conclusões


A carteira de ações fechou no positivo em 4,76%, se recuperando das perdas de maio. Quem seguiu o "sell in may and go away" saltou do bonde na hora errada e perdeu a chance de ver o sangramento de maio estancado. Minha carteira é permanente até o atingimento da IF, então não vejo opção de "go away". Meu rendimento não foi nenhum espetáculo se lembrar que o IBOVESPA subiu 6,3% em junho, mas pra cima sempre é bom.

Minha carteira de FII teve rendimento de 1,27%. Para uma carteira que ainda está sendo criada, meus resultados estão satisfatórios, principalmente quando penso nos proventos (meu interesse em FIIs). Sigo aumentando a carteira com o objetivo de criar renda passiva. Pretendo aumentar minha quantidade de FIIs para 12 e fazer crescer a participação na carteira (que hoje é de 3%).

Tesouro Direto teve rendimento bom, subindo 1,67%. Com os juros do modo que estão e a inflação ainda alta, pretendo comprar TD todo mês.

LCI/LCA tiveram um rendimento bastante satisfatório de 1,14%. Eles ganharam uma nova dimensão e viraram LCI/LCA/CDB. Apesar da tributação ser diferente, coloquei tudo junto para fazer o demonstrativo. Faço a contabilidade do líquido, já descontado o IR, então o número que está na tabela de resultados já considera o imposto de CDB descontado (IR de 15%). Aproveito para mencionar que o meu Tesouro Direto também é líquido, descontado o IR, valor que eu busco da minha conta no CEI Canal Eletrônico do Investidor da Bovespa. Dá mais trabalho, mas fico mais próximo do real caso eu queira vender tudo e ir para um país onde a política e a economia não sejam uma zona.

Agradeço a visita e espero que meu demonstrativo do mês que vem também traga boas notícias.

Sucesso para vocês!!!

8 comentários:

  1. Por que não divulga o patrimônio? Utiliza a planilha do AdP? Parabéns pela evolução!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DH.

      Não divulgo patrimônio porque acho meio arriscado ficar falando de dinheiro. Sou reservado e ressabiado. Prefiro falar de percentuais.

      Uso a planilha do AdP como um tira-teima do meu sistema de acompanhamento. Não é a fonte de informações para o blog.

      Obrigado pelo comentário.
      Abraço

      Excluir
  2. Parabéns investidor continue firme em sua jornada.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Fiquei satisfeito. Quem dera eu tivesse um rendimento desse consistentemente, todos os meses...

      Abraço!

      Excluir
  4. ID,

    A rentabilidade da sua carteira de ações foi excelente!

    Pensa em fazer alguma modificação nela ou está satisfeito com a sua formação atual?

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IL.

      Também gostei do rendimento desse. O mercado foi bom com que escolhe boas ações.

      De vez em quando me passa pela cabeça aumentar minha carteira de 12 para 15 ações, para aumentar a diversificação. Mas por enquanto vou ficar com estas mesmo.

      Acho 12 um bom número, que já diminuiu bastante meu risco, pois minha carteira de ações já é uma diversificação da minha carteira total de investimentos.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço

      Excluir