segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Meta financeira de 2017

Olá pessoal.

Ter uma meta é sempre importante. É um guia para orientar nossas decisões. Um norte para sonharmos, seguirmos e alcançarmos. Uma referência para medição do progresso. Com isto bem definido, fica mais fácil até mesmo continuar no caminho em dias difíceis, quando o retorno para o esforço não fica mais tão evidente e começamos a duvidar se vale a pena.

 

Eu estava lendo um dos meus primeiros posts, chamado A Meta (clique aqui). Então resolvi dividir com vocês minha meta financeira para 2017. 


Definição


A meta para 2017 é o valor em Reais que deve valer meu patrimônio relacionado a investimentos no final de 2017. Este é um valor estipulado por mim mesmo, após análise da minha carteira e acordos com a Sra. Investidora Disciplinada.

Como não gosto de falar sobre valores, acompanharemos no blog em valores percentuais em relação ao patrimônio inicial. Estou até pensando em tirar isto do blog também e falar apenas sobre carteira e rendimentos (e não sobre patrimônio).


O Valor


O valor meta foi obtido olhando-se o passado e o futuro. Vi os valores que tenho conseguido aportar em 2015 e 2016, bem como meu retorno. Também vi minhas receitas e despesas. Fiz uma projeção destes valores para o futuro (ou seja, 2017). E adicionei uma pitada de pimenta no caldeirão, aquele "fator desafio" que vai fazer com que atingir a meta seja algo recompensador, apesar de exigir esforço.

Após isto, fiz uma ginástica no Excel para a meta ficar redonda (em Reais). Gosto de números redondos, pois são mais fáceis de lembrar, imaginar e perseguir. Também fiz um gráfico para "ver se ficou feia a coisa", rs. Tracei uma curva de referência para ter um caminho padrão para medir meu andamento. Segue o gráfico percentual, usando como referência minha carteira inicial:



Confesso que essa linha de referência me assustou um pouco quando me mostrou que o patrimônio vai ter que subir em uma velocidade de 3% ao mês para atingir a meta no fim do ano. Mas, como minhas metas traçadas nos anos de 2015 e 2016 foram logo superadas durante o ano e tive que reajustá-las, resolvi ser um pouco mais severo em 2017 e topar o desafio.

Lembro que não estou falando em uma rentabilidade de 3% ao mês, mas de um aumento de patrimônio. Então, posso chegar na minha meta forçando a barra nos meus aportes também. No fim o que importa é o patrimônio crescendo. Óbvio que quanto mais cresce o patrimônio, menos meu aporte faz diferença no percentual final.
  

Conclusão


A meta é a seguinte: ao final de 2017, planejo ter o valor financeiro aplicado correspondente a um aumento patrimonial de 42% com relação à meta perseguida em 2016.

Com esta definição, acredito que minha meta seja "específica, mensurável, atingível, relevante e definida no tempo". Ou seja, uma meta que vale a pena ser perseguida.

Abraço!

6 comentários:

  1. ID,

    Metas têm de ser ousadas. Com essa motivação, tenho certeza que ficará satisfeito no final do ano com seu desempenho.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Milionário,

      também espero ficar satisfeito no final do ano. Que este ano seja ótimo para todos nós!

      Abraços!

      Excluir
  2. ID,

    Que beleza.. realmente .. 3% ao ano .... bom ... vamos acompanhar!

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      São 3% considerando aporte, rs. A meta está aí, vou chegar lá!

      Abs

      Excluir
  3. Opa! Conhece o método SMART para definições de metas? É uma maneira interessante de estipulá-las.
    3% ao mês é um número desafiador... Quer dizer... depende do quanto seus aportes contribui pra isso... Mas é isso ae... Sucesso em 2017!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IR,

      conheço o SMART sim. Falei sobre ele no post "A Meta" que citei no post. Foi ele que deu origem ao meu comentário "específica, mensurável, atingível, relevante e definida no tempo" =)

      A meta está bem agressiva desta vez. Vamos ver no que dá.

      Sucesso!

      Excluir