terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

Fevereiro/17 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Chego ao final do mês, para mais um fechamento, para mais um resultado muito bom (no meu ponto de vista).  Neste mês tive várias movimentações na minha carteira, com um vencimento de título e várias novidades. Foi um carnaval de compras aqui no blog!

Esse é realmente um clássico!!!

Continuei a formação da minha carteira de FIIs. Aumentei minha diversificação na carteira de Renda Fixa. Comprei mais ações. As compras estão detalhadas no meu post de compras de fevereiro (clique aqui). Foi um mês muito bom!


Carteira


Minha carteira de ações não mudou. Continuo firme com minhas 12 ações, que acredito ser uma diversificação suficiente para a quantidade de dinheiro que tenho no momento. Mas continuo aumentando a quantidade destas ações: comprei mais BBDC4 e VIVT3.


Minha carteira de FIIs vem sendo diversificada mês a mês. Em fevereiro completei meu time de agências bancárias: comprei SAAG11. Aproveitei a onda e aumentei o número de BBPO11 e HGRE11. Segue minha carteira de FIIs, agora ordenada por setor:


Não aportei nada em TD. Dei preferência para a carteira de renda fixa. Continua assim:


Minha carteira de renda fixa mudou bastante. Saiu uma LCA e entraram 3 CDBs e 1 debênture.


Resultados


Estou satisfeito com meus resultados. A carteira continua aumentando!


 A diversificação está assim:


Neste mês o meu capital investido subiu impressionantes 6,57%. Muito bom! Continuo me mantendo acima da linha de referência para busca a minha meta de fim de ano.



Conclusões


Minha carteira de ações continuou se valorizando em fevereiro. Subir 4,98% me deixou satisfeito. Fiquei melhor que o Ibovespa, que fechou em 3,08% (fonte). Continuo comprando, ainda que cada vez menos quantidade devido aos preços estarem bem esticados.

Minha carteira de FIIs continua crescendo e se valorizando. Neste mês tive uma valorização de 4,64%, o que considero muito boa. Ainda mais porque meu objetivo é dividendos (sendo a valorização das cotas um objetivo secundário para mim). Continuo comprando FIIs e aumentando minha carteira. Pretendo formar uma renda passiva que me ajude a impulsionar o resto da carteira.

Com a queda dos juros, minha carteira de TD subiu 3,06%. Muito bom também. Lembro que minha ideia é levar os títulos até o vencimento. Não faço trade com Tesouro Direto.

Minha carteira de renda fixa teve um rendimento modesto neste mês, somente 0,42%. Os números que coloco aqui são líquidos, ou seja, eu já desconto o IR dos CDBs, LC e debêntures (considero IR de 15% sobre o lucro). Neste mês tive o primeiro rendimento da debênture que comprei no fim do ano passado. Entrou um valor na minha conta da corretora, diminuiu o valor da debênture que estava na carteira, cobrou IR. Confesso que não entendi muito bem o que aconteceu, só sei que ganhei dinheiro, rs. Talvez eu tenha feito a conta errada do rendimento da carteira de renda fixa e ela seja um pouco maior.

No mais, não viajei no carnaval. Fiquei em casa, descansando e revendo o fechamento do planejamento financeiro doméstico de fevereiro. A ideia é identificar gastos desnecessários, cortá-los e transformar esta grana em mais aportes.

O que anda fazendo com seu dinheiro? Deixe comentários no blog.

Abraço!

18 comentários:

  1. Olá ID. Parabéns pelos resultados! Carnaval é um péssimo feriado para viajar. Melhor aguardar os outros bons feriados deste ano.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon.

      Eu gosto de viajar no Carnaval. A quantidade de dias é ótima. Mas tem que comprar a viagem com antecedência, se não fica muito caro.

      Este ano teremos vários feriadões. Vamos aproveitar!

      Abs.

      Excluir
  2. Jovem, essa debênture da Cemig distribui rendimentos? Ainda não entendi direito como ela funciona.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Julato.

      Eu também ainda não entendi direito como esta debênture funciona, rs. Sou iniciante neste tipo de investimento.

      Pelo que entendi, ela me pagou o rendimento e amortizou (devolveu) um pedaço do principal. Pelo que anotei sobre ela, isso vai acontecer anualmente. O ruim disto é que já paguei IR.

      Eu poderia dar mais detalhes, mas o site da Rico está dando pau neste momento...

      Você consegue mais explicações sobre debêntures em https://www.euqueroinvestir.com/o-que-sao-debentures/

      Abraço

      Excluir
    2. Opa. Dei uma pesquisada e acho que entendi. Olha o link a seguir: http://www.debentures.com.br/exploreosnd/consultaadados/emissoesdedebentures/caracteristicas_d.asp?tip_deb=publicas&selecao=CMDT23

      Lá no final, tem "taxa de juros/spread" e "amortização". Ao lado tem os campos "Cada" e "Unidade" que mostram a cada 12 meses. O pagamento dos juros já passou da carência (2014), então imagino que esteja sendo pago a cada 12 meses. Já a amortização começa só em 2019, sendo descontada em 3 parcelas, até acabar.

      Excluir
  3. Olá, ID!
    Carteira muito bacana, gostei da diversificação.
    Aproveitei o carnaval para trabalhar e já separar a documentação do IR.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IP.

      Obrigado pelo comentário! Estou trabalhando na diversificação. Também acho que está boa.

      Nem me fale! Com este tanto de ações, FIIs e renda fixa vai dar um trabalho fazer o IR. Vou começar a juntar a papelada.

      Abraço.

      Excluir
  4. Parabens meu caro! A diversificação esta muito boa, e os seus resultados tb.

    Forte abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marujo.

      Estou contente com o aumento do patrimônio e com os rendimentos. Mal posso esperar até que eu consiga chegar na IF... Um dia chega!

      Boa sorte para todos nós!

      Abraço

      Excluir
  5. ID,

    Não sou tão chegado a RF .. mas está indo bem em todos os produtos.

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Eu gosto muito de renda variável, mas é complicado dar um "all in". Tenho mês no meu histórico de ações com desvalorizações maiores que 10%. Eu aceito isto em parte do meu capital, mas não gostaria da ideia de ver acontecer esta volatilidade toda no patrimônio todo. Estou com uma pretensão de chegar na IF em 2025 e se vier uma correção forte poderia não dar tempo de recuperar.

      Fora isso, a economia do Brasil não é das mais confiáveis e nem das mais amigáveis para empresas. Então, a renda fixa é necessária para balancear minha carteira e diminuir meu risco. E a Sra. Investidora Disciplinada fica mais tranquila, o que me traz paz em casa, rs...

      Abraço

      Excluir
  6. Fala ID,

    Muito bom! Esta indo bem pra caramba mesmo.

    Tenha um excelente mês! Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi VdC.

      Muito obrigado pelo comentário!

      Estou empolgado com o meu desempenho. Seu blog tem servido de ajuda e inspiração para continuar no caminho para a IF.

      Um excelente mês para você também!

      Abraço

      Excluir
  7. ID,

    Aberto a parcerias?Se sim, qual seu email de contato.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Opa! Se puder adicionar meu outro blog no blogroll, ficarei grato: Porta dos Investimentos (http://portadosinvestimentos.blogspot.com.br)

    Adicionarei seu blog neste novo blog também!

    Muito obrigado e um abraço!

    Ps.: Desculpe a mensagem fora do tema, blog novo, tem que pedir aos amigos ajuda! Valeu!

    ResponderExcluir
  9. ID,

    Muito legal sua diversificação geral e tb em cada segmento...
    Faz muito tempo q vc conseguiu esses LCA/LCI com taxas tão boas? Foi via corretora ou direto no banco?

    Estou te adicionando na minha lista de blogs... agradeço se fizer o mesmo!!!
    Abraço
    PD7

    ResponderExcluir