segunda-feira, 5 de junho de 2017

Maio/17 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Chegou a hora de fechar a conta do mês de maio. Passou rápido, com muito sobe e desce da bolsa (mais desce do que sobe, rs) e com aporte, como sempre. Conforme pode ser visto no meu post de compras (clique aqui), continuo comprando e aumentando o patrimônio.

A ideia é a de sempre: comprar rotineiramente, mensalmente, ativos que tenham valor. Simples assim!

Adicionando valor todo mês!!!

Então vamos ver como anda a carteira!


Carteira


Aumentei o número de ações da minha carteira comprando mais GRND3 , UGPA3 e ITSA4. Continuo com minha diversificação de 12 ações:


Comprei mais BRCR11 para aumentar minha carteira de FIIs. Continuo com a diversificação em 11 FIIs. Segue minha carteira:


Comprei mais Tesouro Direto também. Minha diversificação continua esta:


Minha carteira de renda fixa cresceu mais ainda. Comprei um CDB BMG S.A. 7,15% + IPCA. Ficou assim:




Rendimento


A tabela de rendimento ficou assim:



A diversificação está assim:



O patrimônio continua subindo. Neste mês, considerando o aporte, o dinheiro investido aumentou em 3,74%. Nada mal para um mês tão atribulado. A evolução patrimonial está assim:



Conclusões


Pelo que vi nos blogs dos colegas, o resultado da minha carteira de ações foi bom. Tive uma valorização de 2,22%, mesmo com o Ibovespa caindo 4,12% (fonte). Sigo aportando normalmente, mesmo com a crise moral e política que assola o Brasil. As ações que estão na fila deste mês são EGIE3, BBSE3 e BBDC4.

Minha carteira de FIIs superou as minhas expectativas e se valorizou 3,05%. Vou comprar mais neste mês para aumentar minha renda passiva. A lista das candidatas a compra vai ser fechada nesta semana, mas deve focar em reforçar a carteira que já tenho.

Minha carteira de TD permaneceu praticamente estável, com pequena desvalorização de 0,01%.

A carteira de renda fixa se valorizou em 0,89%. Melhor do que mês passado, o que é sempre bom.

Meu rendimento total da carteira ficou em 1,11%. Estou bastante satisfeito com o resultado. Meus investimentos e diversificações resistiram bem ao "risco Brasil" deste mês. Se as reformas continuarem caminhando no congresso, deve melhorar.

Comecei a ler o livro "Faça Fortuna Com Ações" (Decio Bazin). Estou no começo, mas estou achando muito interessante.

Obrigado pela visita!

Abraço!

9 comentários:

  1. Excelente portifolio ID. Mesmo nesse cenário de Maio, conseguiu ter bons rendimentos. Está de parabéns!
    Dá uma passadinha lá no meu blog: www.piratarico.blogspot.com.br , te adcionei ao meu blogroll. Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Pirata.

      Obrigado pelo comentário. A ideia é mesmo montar um investimento diversificado e sólido para aguentar os "mares revoltos" da economia brasileira, rs.

      Obrigado por adicionar meu blog ao seu blogroll. Vou fazer o mesmo.

      Abraço!

      Excluir
    2. Boa ID, ensina como faz pros Fundos de Investimentos também porque você se saiu melhor do que eles! kkkk

      Excluir
  2. Ola ID - tudo bem. Gostei bastante do seu portfolio - a divisão entre RF e RV está muito proxima do que quero para minha carteira de investimentos. É interessante acompanhar carteiras que tem uma diversificação mais parecida com o que eu tenho como objetivo.

    Parabens pelo rendimento - mes muito bom.

    Um grande abraço,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi EP.

      Que bom que gostou do meu portfólio. Fico contente e mais confiante.

      Eu gosto muito da ideia de não colocar todos os ovos na mesma cesta, ainda mais quando se trata de Brasil. Temos uma surpresa nova na política e na economia todo mês (talvez toda semana).

      Também acompanho seu blog e estou bastante interessado na evolução da sua carteira e do seu plano de migração. Minha esposa tem muita vontade de morar fora e tudo indica que será meu futuro daqui a alguns anos. Mas não vou ter a sorte de ir com um passaporte europeu, infelizmente...

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço!

      Excluir
  3. Sua carteira está bem diversificada mesmo. E sua rentabilidade este ano está muito boa.. parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Japa!

      Tentando fazer um equilíbrio entre renda fixa e variável. Na média, acho que a coisa está funcionando.

      Mas vejo que nesta fase de criação da carteira os aportes tem tido mais importância do que o rendimento. Mas que bom que está rendendo =)

      Abraço!

      Excluir
  4. Parabéns, investidor disciplinado, a disciplina é uma característica dos investidores de sucesso.

    Vejo pelos seus investimentos, que tem bastante FIIs, e Ações

    Tenho um Blog onde escrevo sobre FIIs e Ações, se poder passe por lá,

    Abraço, continuarei seguindo seu Blog

    ResponderExcluir
  5. Excelente Livro Faça fortuna com Ações - Decio Bazin, para mim o melhor livro de investimento escrito por Brasileiros, principalmente de Ações Dividendos, excelente leitura

    Abraço

    ResponderExcluir