sexta-feira, 4 de agosto de 2017

Julho/17 - Acompanhamento de Carteira


Olá pessoal.

Fechamento do mês chegando novamente neste blog. Foi um mês muito bom para mim. Bom aporte, bom rendimento, tudo ótimo na vida pessoal. Sigo para o futuro partindo de um presente muito bom!

No blog parece fácil conseguir aumentar meu patrimônio. Só parece...


Descrevi minhas compras no post de compras (clique aqui). Fiz aportes em toda as carteiras (Ações, FIIs, Renda Fixa, Tesouro Direto). Vamos aumentando a bola de neve financeira, buscando a meta anual.


Carteira


Aumentei minhas posições em BBDC4 e VIVT3. Minha carteira continua esta:


Aumentei minhas posições em MFII11 e VRTA11 (subscrição). Minha carteira é esta:


Aumentei minha quantidade de Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ). Tenho o seguinte na carteira de TD:

Minha carteira de Renda Fixa teve compra de CDB BMG S.A. 7,4% + IPCA. Ficou assim:



Rendimento


Meu rendimento neste mês fechou positivo:


Minha carteira está diversificada da seguinte maneira:


Neste mês meu patrimônio voltou a subir com mais vigor. Tive um aumento patrimonial de 4,21%. Estou muito perto de alcançar minha meta anual, mesmo faltando 5 fechamentos para o fim do ano. A evolução patrimonial está assim:



Conclusões


Minha carteira de ações resolveu reverter a queda do mês passado e me empolgar novamente. Subiu 2,89%. Como índice para comparação, o Ibovespa subiu 4,80% (fonte). Não quero ganhar do Ibov, quero chegar na Independência Financeira. Então estou muito contente, pois resultados positivos me levam ao meu objetivo. As próximas candidatas para compras do mês de agosto são MDIA, TOTS e WEGE.

Minha carteira de FIIs decepcionou um pouco. Tive um tombo de 1,57%. Faz parte. Nesta carteira o que mais me interessa é que meus rendimentos subiram 13,52% (estou comprando mais FIIs). Renda passiva subindo!

A carteira de TD subiu espetaculares 2,44%. Contudo, não tenho intenção de vender nada nesta carteira. Vão comigo até o vencimento.

A carteira de Renda Fixa rendeu 0,69%. Já é alguma coisa, rs.

Tive um rendimento expressivo de 1,97% na carteira global. Fiquei muito satisfeito! Se conseguir manter números assim, minha IF chega mais rápido!

Estou tendo dificuldades para achar oportunidades na carteira de FIIs. Pelo visto, vou fazer subscrições de MFII11. Vamos ver o que mais consigo achar de bom para comprar. Se tiver uma sugestão, por favor escreva nos comentários. Se não tiver sugestões, escreva também =)

Abraço!

8 comentários:

  1. Investidor Disciplinado, considero seu blog um dos top ten da finansfera. Quem acompanha a finansfera tem interesse em comparar estratégias de alocação dos investimentos. Comparando carteiras diferentes podemos entender o impacto das decisões na rentabilidade e nos objetivos dos participantes. Podemos tambem ver como é o processo de decisão de mudança (realinhamento) das carteiras e qual o impacto que as decisões vão ter no futuro. O seu blog é simplesmente perfeito para este tipo de acompanhamento poi vai direto ao assunto, pela sua comunicação clara e inteligente e pela qualidade e diversificação de sua carteira. Parabens e obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.

      Muito obrigado pelo seu comentário.

      Acho meu blog bem humilde quanto a conteúdo. Gostaria de escrever mais, um dia o farei.

      Fiquei muito contente sabendo que estou agradando. Isto me motiva a continuar escrevendo. Muito obrigado!!!

      Abraço!

      Excluir
    2. Realmente um bom blog pra se acompanhar. Carteiras bem consistentes, equilibradas e robustas.

      Parabéns!

      Excluir
  2. tem razão o objetivo de longo prazo do investidor deve ser a independência financeira.

    haverá meses que ganha dos índices, haverá meses que perde dos indices é normal.

    objetivo sempre aumentar o patrimônio e a renda passiva no longo prazo.

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DIL

      Temos que ter foco no objetivo. Se não for assim, nos perderemos no meio do caminho, seja saindo da bolsa porque perdemos dinheiro e nos assustamos/frustramos, seja porque acumulamos dinheiro e "torramos" com algum bem que não nos deixe mais perto do objetivo (exemplo: carrão ou casa na praia).

      Meu foco é independência financeira. Chegarei lá acumulando dinheiro e colocando ele para trabalhar por mim.

      Vamos juntos!!!
      Abraço!

      Excluir
  3. Também aprecio bastante o modo como você organiza e apresenta a carteira. Ajuda muito a fazer comparativos e notar como pequenas mudanças na alocação podem fazer grandes diferenças nos rendimentos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IW.

      Obrigado pelo comentário! Fico contente em saber que meu humilde blog está agradando.

      Abraço!

      Excluir