domingo, 3 de setembro de 2017

Agosto/17 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

"Agosto, mês do desgosto"??? Não para mim!!! E não para muitos outros blogueiros da finansfera, pelo que pude ler por aí. Chego a mais um fechamento e já dou um spoiler logo no início do texto: meu mês foi muito bom e minha meta anual foi batida. 
Meta anual alcançada: missão dada é missão cumprida!!!

Caso não tenha visto ainda, descrevi minhas compras de Agosto no post de compras (clique aqui). Igual ao mês passado, consegui distribuir aportes em todas as carteiras (Ações, FIIs, Renda Fixa, Tesouro Direto). E vamos seguindo rumo à Independência Financeira!


Carteira


Aumentei minha posição em MDIA. Minha carteira de ações continua esta:



Aumentei minhas posições em MFII (subscrição) e FIIP11B. Adicionei mas um FII na carteira de FIIs, o GGRC11:


Aumentei minha posição em Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ) na carteira de TD. A carteira é esta:


Mais novidade na minha carteira de renda fixa: LC Estrela Mineira 119% CDI  1080 dias. A carteira está assim:


Rendimento


Mais um mês no positivo! Rumo ao patrimônio que vai me gerar a IF:


Minha carteira está diversificada da seguinte maneira:


Meu patrimônio aumentou 4,64% neste mês. Foi ainda melhor do que o mês passado (cliquei aqui). Deixei minha meta anual para trás, ainda quase no meio do ano.  Minha evolução patrimonial ficou assim:


 

Conclusões


Minha carteira de ações me enche de alegria. Valorizou-se 3,06%. Foi menos que o Ibovespa (que subiu impressionantes 7,46%, fonte), mas minha "briga" é com o tempo e não com o Ibov. Sigo feliz! Meus proventos vieram bem gordos neste mês e fizeram minha renda passiva bombar.

A carteira de FIIs subiu 0,41%. Na verdade, esta subida foi porque comprei MFII a R$ 106,00 na subscrição e computei na carteira seu valor de mercado (115 reais). Senão, minha rentabilidade seria levemente negativa. Nesta hora deu vontade de ter exercido completamente a subscrição, mesmo que minha carteira ficasse completamente desequilibrada. Mas vamos em frente!

Coloquei mais um FII na minha carteira. Foi uma análise consciente e espero que ele diversifique minha carteira, aumente meu patrimônio, meus rendimentos (principalmente) e me ajude no caminho para a IF. Por falar nisso, meus rendimentos de FIIs subiram  5,84% com relação ao mês passado.

A carteira de TD se valorizou 1,19%. Seguirei até o fim, torcendo para o Brasil não quebrar até lá.

A carteira de renda fixa se valorizou 0,80%. Nada mal para "inflação baixa" e "juros baixos". Sigo aportando.

Minha carteira teve valorização global de 1,69%. Para uma carteira diversificada, com boa parte em renda fixa, sigo satisfeito. Sigo ainda mais satisfeito por ter quebrado minha meta anual de patrimônio investido. Era uma meta ambiciosa e foi batida com muita disciplina e foco no objetivo.

Neste mês de setembro provavelmente aumentarei o número de FIIs na minha carteira. Tudo indica que entrará MXRF11 ou KNCR11. Talvez FFCI11 entre também. Vamos "dar um up" nesta renda passiva!

Como foi seu mês? O que planeja para o próximo?

Abraço!


6 comentários:

  1. Que bacana, ID! Eu tb venho tendo resultados excelentes e agosto não foi diferente. Assim como vc, meu foco nas ações é a longo prazo, então não fico nessa bobagem de querer bater o IBOV.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é EP.
      "De grão em grão a galinha enche o papo". Então vamos dando um passo por vez em direção a IF.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  2. Acho que esse foi o melhor agosto dos últimos anos. TD e Ibov rendendo alto. Só os FIIs meio parados, mas ainda um pouco positivos.

    Bom setembro,

    abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi ED.

      Agosto foi muito bom! Já fiz o fechamento de setembro e agosto deu saudades, rs.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  3. Interessante estar a melhorar a sua renda passiva

    Abraço e bons investimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DIL.

      Tenho intenção de ter um fluxo de caixa constante, além de diversificar minha carteira com rendimento de aluguéis e rendimentos. Estou muito feliz vendo minha renda passiva aumentar.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir