sexta-feira, 16 de outubro de 2015

E a escolhida foi............Ultrapar (UGPA3)

Olá pessoal.

No post passado (clique aqui) falei que tinha vendido a CRUZ3, obrigado pelo seu fechamento de capital. Estava em busca de uma nova ação para compor minha carteira. Minhas candidatas eram:
  • BRF Foods (BRSF3)
  • EZTec (EZTC3)
  • Kroton Educacional (KROT3)
  • Ultrapar (UGPA3)

    Todas estas ações se qualificaram na minha peneira. Todas são boas dentro dos meus critérios. Mas eu queria escolher uma. Então, fiz a compra nesta semana.


    Escolhida


    A escolhida para compor minha carteira foi:



    Para quem não conhece o Grupo Ultra, segue o resumo que está no site deles:
    A Ultrapar, companhia multinegócios com atuação em varejo e distribuição especializada, por meio da Ultragaz, Ipiranga e Extrafarma, na indústria de especialidades químicas, com a Oxiteno, e no segmento de armazenagem para granéis líquidos, por meio da Ultracargo, é um dos maiores grupos empresariais brasileiros. Com um quadro de 13 mil funcionários diretos, a Ultrapar detém operações em todo o território brasileiro e possui, através da Oxiteno, unidades industriais nos Estados Unidos, no Uruguai, no México e na Venezuela e escritórios comerciais na Argentina, na Bélgica, na China e na Colômbia.

    A Ultrapar tem um lucros líquidos crescentes nos últimos anos, patrimônio líquido crescente, margem estável, ROE e ROIC que me agradam e dívida controlada. Tem uma distribuição de dividendos justa. Considero seu mercado de atuação bastante interessante, com produtos necessários (principalmente na venda de combustíveis e remédios). Acredito ter feito uma boa compra.


    A Carteira


    Minha carteira ficou assim:


    Seguindo a ordem das compras, na semana que vem devo comprar VIVT3, MDIA3 e TOTS3.

    Ainda não acabei meus estudos sobre os FIIs, então vou adiar um pouco mais a compra inicial.

    Obrigado pela visita!

    Abraço

    10 comentários:

    1. Estou estudando a ultrapar para uma futura compra. Sua careira está ficando bem interessante.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Beto.

        A Ultrapar vale o estudo. Empresa com bons fundamentos, mereceu meu voto de confiança.

        Obrigado pelo elogio à minha carteira. Acredito que estas ações estejam entre as top da Bovespa. Foram escolhidas depois de queimar vários neurônios analisando os fundamentos de um monte de ações, rs.

        Obrigado pela visita.

        Excluir
    2. ID,

      Parabéns pela nova aquisição! A UGPA3 é uma senhora empresa, muito bem administrada e um exemplo de boa governança corporativa.

      Abraços!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. IL,

        Essa foi a conclusão quando fui procurar mais informações sobre a Ultrapar. Além dos bons fundamentos, a empresa é bem administrada e tem uma governança que me agradou bastante.

        Estou contente com minha escolha. Vamos ver o que o futuro reserva a esta nova integrante da minha carteira.

        Abraços!

        Excluir
    3. IL,

      Ultra não me agrada muito nos seus indicadores, ainda que analiso superficialmente.
      Mas é fato, ou ao menos me parece que você tem uma carteira tão boa que Ultrapar vale a pena por todas as qualidades relacionadas por você.

      Boa Sorte!

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi IM.

        Minha análise também não é nada de extremamente minuciosa não. Tem gente que destrincha os balanços, estuda mercado, avalia produtos e concorrentes, conversa com o RI, sabe nome de diretor. Eu até gostaria de fazer isso tudo, mas acho que este esforço todo não compensa e boa parte do risco de não fazer isto pode ser compensado com diversificação. Eu busco a quantidade de informação que me deixa confortável.

        Fico contente que tenha gostado da minha carteira. Sinal que estou indo no caminho certo \o/

        Obrigado pelo comentário.

        Excluir
    4. Gosto muito dessa ação, coloquei na minha carteira também.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Oi Rodolfo.

        Somos sócios de uma boa empresa. Bons fundamentos vão nos garantir paz e prosperidade.

        Obrigado pelo comentário.

        Excluir
    5. Bela escolha 80% destas ações me agrada.

      ResponderExcluir
      Respostas
      1. Valeu Anônimo. Eu estou satisfeito com a compra. Além disso, agora me divirto mais quando vejo uma propaganda do posto Ipiranga, rs.

        Excluir