quarta-feira, 12 de outubro de 2016

Setembro/16 - Compras de Setembro e Acompanhamento de Carteira

Oi pessoal.

No mês de setembro me afastei um pouco do blog. Tirei férias e sumi, rs. Não deu tempo de fazer o post de compras, como sempre faço. Então, estou fazendo um post juntando as compras de setembro e o fechamento do mês.



Como a disciplina manda, não me afastei sem antes fazer minha compra mensal.


Compra de Setembro


Como minha cabeça estava longe neste mês, fui no básico nas compras. Comprei tudo de Tesouro Direto (no dia 16/09). 

  • Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ)  Juros: 6,02% + IPCA


Minha carteira não mudou neste mês.


Carteira


A carteira de ações segue na mesma configuração:


A carteira de FIIs também permaneceu inalterada:


Como já escrevi, minha carteira de Tesouro Direto recebeu aporte. Comprei mais Tesouro IPCA + 2024. Todo o meu aporte foi neste título. Aportei menos que nos meses anteriores para ter uma reserva de emergência de liquidez imediata, caso algo desse errado nas férias. Nada deu errado, muito pelo contrário =)


Minha carteira de LCI/LCA/CDB permaneceu com a composição que estava: 


E vamos fechar setembro, que outubro já está no meio.


Resultados


Os resultados ficaram assim:


Tive que chutar o resultado de LCI/LCA/CDB baseado nos rendimentos passados, pois não tenho o valor de 30/09/2016 disponível neste momento. 

A distribuição não mudou muita coisa:



Em setembro tive um aumento de capital total de 2,78%. Foi um bom aumento, visto que meu aporte não foi o que poderia ser. O patrimônio segue sempre para cima, então estou feliz. 


Estou muito perto da meta de fim do ano. No gráfico até parece que já cheguei, mas falta um pouquinho.


Conclusões


Vi vários analistas falando em correção da Bovespa, grafistas falando que tinha um "OCO (Ombro-Cabeça-Ombro)" desenhado, que a bolsa tinha chegado no seu topo e era chegada a hora de pular fora e aguardar a queda. Não vi isso acontecer ainda. Agora os analistas falam em tendência de alta, principalmente devido a queda de juros e expectativas positivas para o governo brasileiro (PECs e reformas) e americano. Realmente quem fica seguindo analista está ferrado mesmo. Haja papo furado e gasto com corretagem!!!

Meu resultado da carteira de ações foi 2,08%. Muito interessante, visto que o benchmark Ibovespa subiu 0,8% em setembro (veja aqui). Recuperação boa do movimento a carteira fez no mês passado. 

Minha carteira de FIIs teve um rendimento também interessante de 2,89%. Sigo na expectativa de aumentar minha participação em FIIs. Vou ver qual novo FII entrará no meu portfólio e, de acordo com meus objetivos, ainda tenho interesse em RNGO11 e HGLG11.

Tesouro Direto subindo 1,48%. Já falam em inflação controlada e previsão de queda de juros no curto prazo. O TD continuará sendo a base conservadora da minha carteira, além do ativo onde aloco meu recurso de emergência (TD Selic).

Não tenho muito o que falar de LCI/LCA/CDB, pois tive que fazer uma estimativa do resultado. Considerei valores passados, de forma conservadora. Eu não tenho o valor de fechamento de 30/09 e não sei como conseguir. Então, em outubro o valor volta a ser real.

Estou muito perto da minha meta anual. Se tivesse aportado o valor que geralmente aporto, teria chegado lá. Espero ultrapassar a meta agora em outubro.

Acompanhando alguns colegas na blogosfera financeira, recebi a indicação de um livro interessante. Ainda estou no começo dele, mas já estou gostando. Seu nome é "Paraísos Fiscais e Estrategias Empresariais: Ensaios Sobre Investimentos Offshore", cujo autor é o Antonio C T de Mello (link da amazon para o livro). Investir no exterior é algo que está nos meus planos de médio e longo prazos. Vale a pena dar uma olhada, caso você se interesse pelo tema e não conheça o livro.

Abraço! 

4 comentários:

  1. Parece que este ombro-cabeça-ombro deu de ombros, rs.
    Este analistas não sabem de nada, mas pode ser que caia, ou não, rs. vai saber.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode subir, pode cair, ou não. rs...

      Só sei que ainda estamos aqui na luta.
      Obrigado pelo comentário!

      Abraço

      Excluir
  2. ID,

    É essas figuras .. linhas são a maior viagem .. eu olho os gráficos .. mas te confesso que não uso de maneira determinante .. mais pra acompanhar o desenvolvimento de preços ... assim como analisar balanços ..

    às vezes fico pensando se todos os analistas traçam as mesmas figuras ou se cada um ve uma coisa diferente ..

    Enfim .. gosto de hglg .. otimo desempenho em ações ... e acho bom titulos ipca ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Certeza que analistas vêem coisas diferentes olhando para o mesmo gráfico. Quando começam a fazer uma salada de indicadores, fica pior ainda. É só ver a quantidade de padrões e indicadores que já foram inventados na análise técnica para saber que dá para enxergar qq coisa. Principalmente o que se deseja ver.

      HGLG está na lista, mas estou achando seu DY um pouco baixo e sua cotação alta em comparação com seu valor patrimonial. Continuo de olho.

      Obrigado pelo comentário!

      Abraço

      Excluir