quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Dezembro/16 - Compras de Dezembro

Olá pessoal.

Estamos chegando nos "finalmente" de 2016. Vi muitas pessoas reclamando deste ano e sei que a crise está presente, com muita gente perdendo emprego e passando dificuldades. Mas eu não tenho do que reclamar. No meu caso, as coisas boas que me aconteceram superaram em muito as ruins. Espero que para vocês tenha sido assim também.

Obrigado por mais um bom ano!!!


Chegou a hora de falar sobre minhas compras deste mês. Como estava com um dinheiro na conta por causa do 13o salário e com receio de ficar abaixo da minha meta de fechamento anual, dei uma pequena aumentada no valor habitual de aporte.  


Compras


Fiz minha compra mensal hoje, 29/12/2016. Felizmente consegui manter a disciplina e aportar em todos os meses de 2016.

Apesar da surra que tomei da Bovespa no mês passado (clique aqui), continuo aportando na minha carteira de ações. Antes de aportar dei uma olhada nos fundamentos das ações candidatas e não tinha como pensar que era uma má ideia colocar dinheiro nelas. As candidatas eram Grendene e ENGIE.

Seguindo a ordem do meu rodízio nas ações, comprei GRND3 e EGIE3:
  • GRND3    Preço: R$ 17,64
  • EGIE3      Preço: R$ 34,86

Não comprei FIIs neste mês. Não consegui encontrar nenhuma compra nova que me empolgasse. Estou um pouco desiludido com os DYs que estou vendo. Preciso rever minha estratégia para FIIs 2017.

Na renda fixa, comprei o que consegui encontrar no site da Rico que melhor me atendesse. Comprei uma Letra de Câmbio:
  • AVISTA S A CFI  119% CDI  1800 dias

Também aproveitei a oportunidade e comprei minha primeira debênture:
  •  CEMIG  10% + IPC-A   773 dias

Não sou fã de não ter cobertura do FGC ou do Tesouro, mas essa debênture é de curto prazo e de uma empresa bem grande. E para ficar mais tranquilo, segurei um pouco a mão na hora do aporte.

Não sobrou muita coisa na conta corrente da corretora, então não aportei no Tesouro Direto.


O mês de dezembro foi generoso para mim. Como foi para você?  Comprou alguma coisa?

Abraço!!!

4 comentários:

  1. ID,

    Gosto de EGIE, mas acho que no momento prefiro etql ... grnd já gostei muito dessa ação .. mas no momento acho dificil fazer aposta em varejo ...

    interessante ... confesso q nunca comprei debenture ..

    Feliz 2017 ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Já tinha notado a EQTL. A valorização dela nos últimos 5 anos tem sido muito boa. Se eu for colocar uma segunda empresa de Elétrica na minha carteira é bem provável que seja ela a escolhida.

      Acredito na GRND. Tem tido um resultado muito bom, mesmo com a crise. Espero que a economia melhore em 2017, melhorando o varejo também.

      Também nunca tinha comprado debênture. Gostei. Já estou querendo comprar mais, rs.

      Obrigado pelo comentário!

      Feliz 2017!!!

      Excluir
  2. em qual corretora vc encontrou essa debenture da cemig?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anon.

      Encontrei essa debênture da CEMIG na Rico (www.rico.com.vc).

      Abraço

      Excluir