segunda-feira, 29 de maio de 2017

Maio/17 - Compras de Maio

Olá pessoal.

Mais um mês de aportes aqui no blog do Investidor Disciplinado. Estes aportes vão trazer minha independência financeira e os venho mantendo com a disciplina necessária. Todo mês, antes mesmo do aporte acontecer, o dinheiro já está separado. É o mais puro "pague-se primeiro".


"Segredo" para ter dinheiro para investir

Queria ter comprado mais FIIs, mas tive que segurar um pouco a mão. Acabei comprando bastante renda fixa. Após o caos das gravações do Temer e da queda brusca da Bovespa, ela vem se recuperando bem. Daqui a alguns dias verei como minha carteira ficou, no acompanhamento mensal da carteira. 

Então, vamos às compras!


Compras


Neste mês comprei o seguinte:
  • GRND3
  • UGPA3
  • BRCR11
  • ITSA4
  • CDB BMG S.A. 7,15% + IPCA 1826 dias
  • Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ)
  
Nas ações, não tem segredo. Olhei minha carteira (clique aqui) e segui a lista. Era a hora de Grandene, Ultrapar e Itaúsa. Novamente fiz uma conferência dos fundamentos delas e sigo feliz comprando. Por pouco não aproveitei a queda dos preços para comprar a próxima da lista, a EGIE3.

Comprei mais do BRCR11. É um fundo que gosto, que continua me atraindo. Contudo, agora está desbalanceando minha pequena carteira de FIIs. Então, vai para o fim da fila nas próximas compras.

Aumentei minha renda fixa e Tesouro Direto, dando continuidade à estratégia que segui no mês passado (compras de abril). Aportei mais em renda fixa, que me dá um retorno melhor. Tinha disponível mais LCs do AVISTA 119% CDI, mas preferi colocar o dinheiro no BMG (mesmo pagando menos). Minha posição no AVISTA já está bastante grande para uma financeira com uma história tão curta. Sei que existe o FGC, mas preferi aportar mais em lugar que julgo ter potencial menor de dor de cabeça. Deve ser reflexo de um livro do Bastter que acabei de ler, rs.

No mês que vem pretendo aumentar um pouco mais minha carteira de FIIs. Comprando mais das que tenho e talvez diversificando em outras que não tenho.

Obrigado pela visita!

Abraço!
 
 

10 comentários:

  1. Parabéns!!! Rumo a IF!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Demetrio. Pode demorar um pouco, mas um dia a IF chega.

      Obrigado pelo comentário.

      Excluir
  2. ID,

    É isso aí parceiro, aportando sempre, somos sócios na EGIE3, uma das melhores empresas da nossa "bolsa".

    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IL

      Também sou fã de EGIE3. Já está na lista para compras de junho.

      Abraço!

      Excluir
  3. Grendene e Ultrapar também tenho ações. Itaúsa, sempre fiquei com um pé atrás pelas empresas nanicas com resultados fracos que fazem parte da holding. Também não curto muito investimento em bancos medianos. abraço disciplinado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beto.

      Grandene e Ultrapar só me dão alegria.

      A Itausa é quase toda ITAU, então as empresas nanicas não fazem tanta diferença. Mas gosto da diversificação que elas dão.

      Quanto aos bancos medianos, acho interessante para dar uma ajuda na renda fixa. Sempre olhando na saúde financeira destes bancos e sempre dentro da cobertura do FGC. Risco controlado.

      Abraço!

      Excluir
  4. Ótima escolha de ações, só empresas sensacionais!

    Sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kundera.

      Obrigado! Foi uma escolha feita com calma, mês a mês, até chegar nestas empresas. Se continuarem boas farão sempre parte da minha carteira.

      Abraço.

      Excluir