sábado, 6 de janeiro de 2018

Dezembro/17 - Compras de Dezembro e Acompanhamento de Carteira


Olá pessoal.

Fechou o ano! Foi um ano muito bom para mim. Apesar do tempo ter ficado um pouco mais escasso para cuidar do blog, minhas finanças tiveram a atenção necessária. Consegui fazer todos os aportes programados (aporte todo mês). 


 O ano foi muito bom para mim. Que venha o ano novo!!!


Compras de Dezembro


Para fechar o ano, fiz as seguintes compras:
  • BBSE3
  • BBDC4
  • VIVT3
  • MDIA3
  • GGRC11 (subscrição) 
  • RNGO11
  • MXRF11
  • Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ) Taxa: 5,17% + IPCA

Como pode ser visto na lista de compras, meu aporte foi bom e pude dar uma reforçada na minha carteira. Viva dezembro!!!


Carteira


Neste mês não tem novidade em nenhuma das carteiras. Reforcei minhas posições comprando mais do mesmo. A carteira de ações permanece assim:



A carteira de FIIs também está igual:


A carteira de Renda Fixa é esta:


A carteira de Tesouro Direto está assim:


Resultados


Os meus resultados foram muito bons este mês:


Importante: descobri que a fonte de dados (CEI Canal Eletrônico do Investidor) onde pego os valores das minhas carteiras de renda variável não estava contabilizando o MFII13, subscrição  exercida em agosto (clique aqui). Não sei porque não aparece lá (se você sabe, escreva aí nos comentários). Então, eu corrigi os rendimentos de agosto para cá. Conservadoramente estou considerando os MFII13 pelo valor de exercício da subscrição, não pelo valor de mercado (ou seja, quando MFII13 virar MFII11 vou ter um aumento de patrimônio).


A distribuição está assim:

Minha evolução patrimonial foi de incríveis 6,65%. Este mês foi muito bom para mim, principalmente na carteira de ações. Segue o gráfico:



Conclusões


Depois de 2 meses com evoluções negativas, a carteira de ações teve o resultado excelente de 8,68%. Ficou acima do Ibovespa, que subiu bastante: 6,16% (fonte). Continuo reforçando minha carteira, comprando mensalmente empresas que julgo serem boas e promissoras.

A carteira de FIIs também teve um resultado bom neste mês, subindo 1,08%. Continuo diversificando e reinvestindo os rendimentos.

A carteira de renda fixa não teve aportes neste mês. Como já tenho um valor considerável imobilizado lá (21% da carteira total), resolvi colocar o aporte da renda fixa no Tesouro Direto (apesar de eu conseguir retornos melhores na RF). Esta carteira se valorizou 0,70% neste mês.

A carteira de Tesouro Direto se valorizou em 0,22%. Ainda não migrei o Tesouro IPCA+2019 para outro de mais longo prazo.

No geral, o rendimento da carteira foi de 3,21%. Ah se todo mês fosse assim...

O ano novo chegou . Com ele a esperança de um ano melhor ainda que o passado. Desejo tudo de bom para você (e para mim) em 2018!!! Sucesso!!!

Abraço!

11 comentários:

  1. Parabéns Disciplinado. Fechou o ano com chave de ouro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bufunfa.

      Fiquei contente com o fechamento e por ter terminado o ano bem acima da meta. Já estou pensando na meta para este ano. Falarei sobre ela no próximo post.

      Acredito que este ano vai ser bem atribulado na bolsa e economia devido a fatores alheios às nossas boas empresas (Lula na cadeia, eleições, copa, EUA x Coreia, etc). Que tenhamos atenção e coragem suficientes para aproveitarmos as oportunidades que aparecerem!

      Abraço!

      Excluir
  2. Olá Disciplinado,
    Nunca realizei subscrição e fiquei com uma dúvida.
    Você comentou que subscreveu em MFII lá em agosto. Assim existe um ativo na sua carteira que é o MFII13. 2 dúvidas:
    - você já pagou por ele integralmente, ou deu só uma entrada, ou um bloqueio de investimento na corretora?
    - como você será remunerado pelo período que possuir esse ativo? Já que ainda não é o FII propriamente dito, mas tem uma grana sua imobilizada lá.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janota.

      Não sou nenhum mestre em subscrições, mas comigo aconteceu assim:
      - paguei por ela integralmente em agosto. Sem parcelamento, nem choro, nem vela. O dinheiro foi todo embora da conta e as MFII13 subscritas apareceram na carteira;
      - da mesma forma que MFII11 me paga rendimentos, MFII13 me paga também. Então, do ponto de vista de investimento para rendimentos, para mim não faz diferença ser MFII11 ou MFII13. Se eu precisar vender fará diferença, pois MFII13 não tem liquidez.

      Já participei de outras subscrições e a troca do "recibo" (ex: MFII13) pelo papel (ex: MFII11) foi bem mais rápido que o que está acontecendo neste caso. Ouvi falar que para MFII seria agora em janeiro. Perguntei no chat da corretora e não souberam me dizer quando seria.

      Abraço!

      Excluir
    2. ID,
      Todo mês eu recebo um convite para comprar essas MFII e dizendo que o prazo é até o fim do mês corrente.
      Acredito que eles estão com dificuldades de vender toda a subscrição proposta. Mas como é um processo caro e difícil de iniciar deve valer a pena esse esforço.
      Grande abraço

      Excluir
    3. Oi Janota.

      Apesar do setor de MFII (FII de desenvolvimento) ser visto como arriscado por alguns analistas de mercado que acompanho, eu gosto bastante deste fundo e estou bem satisfeito.

      Com certeza "vale a pena este esforço", no meu humilde ponto de vista.

      Grande abraço!

      Excluir
  3. Passando para desejar um bom ano e bons investimentos em 2018.

    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá DIL.

      Bom ano e bons investimentos para você e para todos nós em 2018!!!

      Abraço!

      Excluir
  4. Muito boa a sua carteira, sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi James.

      Muito obrigado! A carteira foi construída pouco a pouco, com bastante paciência e disciplina.

      Sucesso para você também!
      Abraço!

      Excluir
  5. Conheça a Riviera de São Lourenço, um ótimo lugar para investir em Imóveis. Acesse: www.pratesimoveisriviera.com.br

    ResponderExcluir