sábado, 5 de outubro de 2019

Setembro/19 - Acompanhamento de Carteira


Olá pessoal.

É chegado mais um fim de mês e eu estou aqui para fazer o fechamento das contas. Este acompanhamento de carteira sempre é feito para ver como as coisas estão indo e dar um direcionamento para meus próximos aportes. Os aportes geralmente são feitos na metade do mês.

Aporte mensal garantido! "Pague-se primeiro!!!"

Apesar de eu ter dado uma pausa nas postagens, nunca parei de investir e nunca parei de fazer meu fechamento mensal. Meu fechamento engloba um orçamento familiar completo, com receitas, despesas e balanço patrimonial (apesar de eu postar neste blog apenas a parte de investimentos).

Uma das alterações que fiz no meu jeito de investir é que substituí o investimento gradual por uma definição de objetivos de alocação de carteira. Calma, eu explico melhor:

Era assim: 
Investimento Gradual: eu tinha uma lista de ativos que comprei e montei na carteira. Fui colocando os ativos em uma lista de planilha Excel. Todo mês comprava um ativo novo até chegar na diversificação que eu queria. Quando cheguei neste número de ativos eu voltei para o começo da lista e fui comprando todo mês, sempre seguindo a lista de cima para baixo. Eu chamava de rodízio, como pode ser lido nos posts anteriores. Comprava cada ativo com o mesmo valor X em reais, ou seja, se o ativo era mais caro, comprava menos ações. Se era mais barato, comprava menos ações. Mas comprava porque era a vez na lista.

Agora é assim:
Alocação por objetivo: defini um objetivo de cada ativo em  minha carteira e tento balancear minha carteira a cada compra. Compro o ativo que ficou mais para trás. Se o objetivo é ter 30% em ações, 20% em FIIs e 50% em Renda Fixa + Tesouro Direto e tenho 20% em ações, 20% em FIIs e 60% em Renda Fixa + Tesouro Direto, então o aporte é em ações. Dentro de cada categoria (ação, FII, Renda Fixa+Tesouro Direto) eu fiz uma lista de objetivos também. Ou seja, no exemplo que eu citei meu aporte em ações vai para a ação que está mais para trás com relação ao objetivo dela dentro da carteira de ações.


Carteira


Minha carteira de ações cresceu um pouco. Hoje tem 16 ativos. Do último post para cá, infelizmente saiu MPLU3 (por causa da OPA). Entraram FLRY3, ODPV3 e ENBR3.


Minha carteira de FIIs tem 15 ativos. Entraram FIIB11 e KNIP11. O AGCX11 mudou de nome para RBVA11.


Com relação à carteira de Tesouro Direto, vendi o IPCA+19. Agora tenho Tesouro Selic 2023 também.


Com relação à Renda Fixa, dei uma parada nas compras. A falta de liquidez é o motivo principal para isto. O secundário são os juros baixos.


Resultados


Estou pensando em uma forma melhor de colocar os resultados aqui. Não estou mais tão focado nos rendimentos individuais das categorias da carteira (ações, FIIs, RF). Estou mais focado na carteira como um todo. O que me interessa é o patrimônio total. Os rendimentos mensais são importantes, mas meu foco é no longo prazo. Não sei se está me ajudando em alguma coisa ficar vendo variações isoladas. Talvez atrapalhe. Estou pensando sobre isto.

O rendimento ficou assim:


A distribuição da carteira está assim:


A evolução é esta:
Ficou um pouco complicado de ver neste gráfico, mas estou muito perto de bater a meta para este ano. Praticamente estou em cima da meta.


Conclusão


Meu patrimônio investido aumentou 4.05%. Isto é o que importa para mim. Fiquei contente com o resultado.

Estou indo cada vez mais para o lado de ter investimentos que me deem um fluxo de caixa. Por isto estou carregando mais nos FIIs e esquecendo um pouco a renda fixa (sem liquidez).

No fim das contas, acho que o importante é comprar ativo bons em aportes regulares. Sigo fazendo isto!

Até a próxima!
Abraço.

9 comentários:

  1. Gostei, sua carteira está muito diversificada. Parabéns pelo crescimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado pelo comentário, Senhor Engenheiro Investidor!
      O motor da diversificação e do crescimento são os aportes regulares, disciplina e paciência.
      Abraço!

      Excluir
  2. Muito bom que voltou! Tirou um sabático?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi MJ.

      Obrigado pelo comentário!

      Pode-se dizer que eu tive que tirar um sabático do blog para me dedicar à família e recarregar minhas energias. Mas já estou de volta.

      Ando sonhando com um sabático de verdade, do tipo "largar tudo, comprar um motorhome na Europa e passar uns anos rondando na estrada". Este sabático de verdade ainda não deu. Mas está mais próximo a cada aporte...

      Abraço!!!

      Excluir
  3. Carteira bem montada, gostei dela. Dinheiro pra você!

    ResponderExcluir
  4. Olá! Tudo bem? Gostei de seu blog. Adicionei na minha blogroll (www.menteinvestidora.org). Continue firme!
    Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mente investidora.

      Obrigado pela visita e por me adicionar. Também adicionei seu blog no meu blogroll. Vou acompanhar suas postagens.

      Abraço!

      Excluir