sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Fechamento do ano de 2019 e acompanhamento de carteira


Olá pessoal.

O ano fechou e aqui estou eu para ver como ficou o balanço dos meus investimentos.

Feliz 2020!!!

O ano foi muito bom, com muitos aportes e aumento expressivo de patrimônio. Aportei (dinheiro novo) mais do que tinha aportado em 2018, que já era um número alto. Este ano foi muito bom para a renda variável, o que levou minha carteira junto (visto que meu percentual de ações e FIIs é grande). A queda dos juros também ajudou minha carteira de Tesouro Direto a se valorizar.

A seguir, como ficou minha carteira no final de 2019.


Carteira


Minha carteira de ações tem a seguinte composição:


A carteira de FIIs está assim:

Minha carteira de Tesouro Direto é esta:

A carteira de Renda Fixa está assim:


Resultados


Os resultados da minha carteira foram muito bons, contabilizando um aumento de patrimônio de impressionantes 7,29% com relação a Novembro/2019. 

Se minha comparação for com Dezembro/2018, o patrimônio subiu incríveis 45%. Muito, muito, muito bom!!!




A distribuição da minha carteira está assim:


 

Conclusões


A conclusão óbvia é que 2019 foi um ano espetacular para minha carteira. Tracei uma meta agressiva e superei a meta. Consegui fazer os aportes e tudo está indo bem. O mercado francamente "Bull" me ajudou.

Parei de investir em Renda Fixa pois estou buscando maior liquidez e fluxo de caixa. Diminui um pouco os aportes em Tesouro Direto para aproveitar melhores retornos que eu via em renda variável.

Ainda não comecei a investir fora, pois o câmbio como estava não me estimulou e ainda via oportunidades no mercado brasileiro (como de fato aconteceu). Vamos ver se isto muda em 2020.

Estou planejando readequações na minha vida familiar, visando qualidade de vida, o que vai influenciar nos meus aportes em 2020 (pode cair consideravelmente lá pelo meio do ano). Contudo, é um 1 passo para trás para dar 3 para frente. Ainda assim pretendo colocar uma meta agressiva para 2020!

Em breve vou fazer um post com minha meta de 2020.

Feliz 2020 para você!
Abraço!

2 comentários:

  1. Excelente resultado em 2019, parabéns! Peço licença para falar de um assunto também importante para todos nós.

    Lei do Pequeno Investidor: apoie essa ideia legislativa no Senado

    A legislação que trata da tributação sobre a alienação de ações e fundos imobiliários é absolutamente arcaica e injusta. A regra tributária nas duas situações chamam a atenção pela desproporcionalidade para os pequenos investidores.

    Por isso, existe uma ideia legislativa no Senado Federal para a criação da “Lei do Pequeno Investidor”, clique aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia...

    Para entender melhor a ideia legislativa, há um pequeno texto a respeito, com mais informações, acesse aqui: http://antipoda.com.br/ideia-legislativa-lei-do-pequeno.../

    Peço a ajuda para que votem e divulguem essa ideia legislativa. A ideia precisa de 20 mil apoios, até 07/05/2020, para ser formalizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

    Nas primeiras 48 horas, essa sugestão já alcançou mais de 650 apoios, e se tornou uma das ideias legislativas mais populares. Contudo, falta ainda muito para chegar ao número necessário.

    A discussão do tema no Congresso poderá criar outros benefícios para diminuir os entraves para investir.

    ResponderExcluir