sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

Fechamento do ano de 2019 e acompanhamento de carteira


Olá pessoal.

O ano fechou e aqui estou eu para ver como ficou o balanço dos meus investimentos.

Feliz 2020!!!

O ano foi muito bom, com muitos aportes e aumento expressivo de patrimônio. Aportei (dinheiro novo) mais do que tinha aportado em 2018, que já era um número alto. Este ano foi muito bom para a renda variável, o que levou minha carteira junto (visto que meu percentual de ações e FIIs é grande). A queda dos juros também ajudou minha carteira de Tesouro Direto a se valorizar.

A seguir, como ficou minha carteira no final de 2019.


Carteira


Minha carteira de ações tem a seguinte composição:


A carteira de FIIs está assim:

Minha carteira de Tesouro Direto é esta:

A carteira de Renda Fixa está assim:


Resultados


Os resultados da minha carteira foram muito bons, contabilizando um aumento de patrimônio de impressionantes 7,29% com relação a Novembro/2019. 

Se minha comparação for com Dezembro/2018, o patrimônio subiu incríveis 45%. Muito, muito, muito bom!!!




A distribuição da minha carteira está assim:


 

Conclusões


A conclusão óbvia é que 2019 foi um ano espetacular para minha carteira. Tracei uma meta agressiva e superei a meta. Consegui fazer os aportes e tudo está indo bem. O mercado francamente "Bull" me ajudou.

Parei de investir em Renda Fixa pois estou buscando maior liquidez e fluxo de caixa. Diminui um pouco os aportes em Tesouro Direto para aproveitar melhores retornos que eu via em renda variável.

Ainda não comecei a investir fora, pois o câmbio como estava não me estimulou e ainda via oportunidades no mercado brasileiro (como de fato aconteceu). Vamos ver se isto muda em 2020.

Estou planejando readequações na minha vida familiar, visando qualidade de vida, o que vai influenciar nos meus aportes em 2020 (pode cair consideravelmente lá pelo meio do ano). Contudo, é um 1 passo para trás para dar 3 para frente. Ainda assim pretendo colocar uma meta agressiva para 2020!

Em breve vou fazer um post com minha meta de 2020.

Feliz 2020 para você!
Abraço!

6 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi Engenheiro.

      Acabou que fiz as metas, mas não coloquei aqui no blog. Fui atropelado por algumas correrias da vida.

      Mas resumindo, minha meta é chegar no fim do ano com 13 vezes o capital investido com o qual eu comecei meus investimentos divulgados no blog.

      Eu reajusto esta meta todo início de ano ou quando bato a meta. Ela pode ser acompanhada no gráfico que resultado, que eu posto nos Acompanhamentos de Carteira (http://investidordisciplinado.blogspot.com/2020/06/maio20-acompanhamento-de-carteira.html).

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  2. Excelente resultado em 2019, parabéns! Peço licença para falar de um assunto também importante para todos nós.

    Lei do Pequeno Investidor: apoie essa ideia legislativa no Senado

    A legislação que trata da tributação sobre a alienação de ações e fundos imobiliários é absolutamente arcaica e injusta. A regra tributária nas duas situações chamam a atenção pela desproporcionalidade para os pequenos investidores.

    Por isso, existe uma ideia legislativa no Senado Federal para a criação da “Lei do Pequeno Investidor”, clique aqui: https://www12.senado.leg.br/ecidadania/visualizacaoideia...

    Para entender melhor a ideia legislativa, há um pequeno texto a respeito, com mais informações, acesse aqui: http://antipoda.com.br/ideia-legislativa-lei-do-pequeno.../

    Peço a ajuda para que votem e divulguem essa ideia legislativa. A ideia precisa de 20 mil apoios, até 07/05/2020, para ser formalizada na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

    Nas primeiras 48 horas, essa sugestão já alcançou mais de 650 apoios, e se tornou uma das ideias legislativas mais populares. Contudo, falta ainda muito para chegar ao número necessário.

    A discussão do tema no Congresso poderá criar outros benefícios para diminuir os entraves para investir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Maurício.

      Obrigado pela divulgação. Realmente ser investidor no Brasil é complicado. Parece pecado você querer ter dinheiro vindo do mercado financeiro.

      Vamos ver se esta ideia legislativa vai para frente.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir
  3. Muito bom! Tô começando meu Blog agora pois me inspirei em você.
    excelentes aportes.
    sensacional.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu IR.

      Vou dar um pulo no seu blog. Vamos juntos aumentando a quantidade de pessoas e dados da nossa blogosfera financeira.

      Obrigado pelo comentário!

      Excluir