sábado, 4 de abril de 2020

Março/20 - Compras e Fechamento de Março


Olá pessoal.

Fevereiro e março foram meses em de pânico no mundo, especialmente nas bolsas de valores de todo o mundo. Aqui na Bovespa foi assim também. As carteiras de todos (ou quase) que estavam comprados sofreu. Com a minha carteira não foi diferente.


Um pouco de humor sempre ajuda nesta horas

Como minha última postagem foi no começo do ano, vou colocar aqui as compras que fiz desde então. Compro todos os meses, sempre. Comprei em janeiro, fevereiro, março e vou continuar comprando. A carteira é previdenciária, com horizonte longo.


Compras


Janeiro:
  • Tesouro IPCA+ 2035
  • ENBR3
  • SAAG11
  • GGRC11
  • ITSA4
  • MXRF11 (Subscrição)

Fevereiro:
  • HGLG11
  • SAAG11
  • ABEV3
  • ITSA4
  • TAEE11
  • ODPV3
  • Tesouro IPCA+ 2035 

Março:
  • FIIP11B
  • HGLG11
  • RBVA11
  • BBSE3
  • BBDC4
  • CIEL3
  • ENBR3
  • FLRY3
  • MDIA3
  • TAEE11
  • WEGE3
  • GRND3
  • ITSA4
  • FIIB11

Como vocês podem ver pelas compras de Março, os vários Circuit Breakers não me intimidaram. Eu acredito que as empresas e FIIs nos quais investi sobreviverão ao COVID-19. Vão sofrer? Lógico que vão. Mas estarão lá no futuro. Então estou aproveitando alguns preços. Em Abril comprarei mais, seguindo meu controle de risco e a alocação que quero para minha carteira.


Resultados


Minha carteira sofreu em fevereiro e março. Mudou o caminho ascendente da curva de acúmulo de patrimônio que controlo aqui neste blog. Mas não o suficiente para me desanimar e perder a fé na estratégia:



A distribuição da carteira ficou desta forma:


Minha carteira continua com os mesmos ativos.




 

A carteira se valorizou 0,52% em Janeiro. Sofreu -3,02% em Fevereiro e -9,47% em Março. Perto do que vi de desvalorizações por aí, até que não foi tão ruim. 


Conclusões

Tive dificuldades para manter a mentalidade de longo prazo aqui em casa, comprando e aumentando o número de ativos, pois a queda grande da bolsa assustou a Sra Investidora Disciplinada. O Tesouro Direto rotineiramente fechado também impediu que retirasse dinheiro de lá para comprar um pouco mais em renda variável. Mesmo assim a compra de março teve um aporte bastante interessante.

Continuo com a estratégia de sempre, mas atento às oportunidades que estão aparecendo. Acredito que a crise causada por este vírus (e não pela economia) vai passar. Vai demorar um pouco. Imagino que o mundo vai entrar em uma recessão econômica forte, precisando de muito apoio dos governos para que as empresas não quebrem. Especialmente as pequenas e médias empresas devem passar por dificuldades. Pessoas que não tem reserva de emergência e liquidez passaram por situações muito duras. Não vejo luz no fim do túnel antes de Setembro aqui no Brasil. Mas vamos sair desta situação em algum momento.

Espero que você e sua família estejam bem!!!! Saúde e lave as mãos!!!

2 comentários: