segunda-feira, 4 de maio de 2020

Abril/20 - Acompanhamento de Carteira


Olá pessoal.

Abril foi bem melhor do que março para minha carteira. Ainda bem, pois a tendência estava bem ruim (-3,02% em Fevereiro e -9,47% em Março). Então, voltamos ao positivo.

Deveria ter farmácias na minha carteira de investimento!!!


Vamos ver o que aconteceu com minha carteira.


Resultados


Minha carteira reverteu a tendência de baixa que estava seguindo, voltando a colar na minha curva de referência (que me leva ao meu objetivo anual). Ficou assim:



A distribuição da carteira ficou desta forma:


Minhas carteiras de Ações e Tesouro Direto ficaram com os mesmos ativos:

 

Já minha carteira de FIIs, tem novidades. O SAAG foi integrado ao RBVA. Aproveitei e adicionei mais um FII na carteira, o XPLG11. Ficou assim a carteira:


Outra carteira que mudou um pouco é a de Renda Fixa, devido ao vencimento de um CDB:



A carteira total aumentou 4,59% em comparação a Março. Isto é muito bom e volto ao campo positivo.


Conclusões


Meus rendimentos e dividendos mensais, apesar de estarem cada vez maiores devido aos meus aportes, foram e serão prejudicados pelo COVID nos próximos meses. Mas não reclamo, pois esta pandemia tem me afetado pouco perto do que vejo afetando outros na TV. Espero que isto passe logo e voltemos  à normalidade.

Sigo aportando. Aproveito a bolsa abaixo de 80.000 pontos para crescer o patrimônio. Peguei pesado nas ações no mês passado, agora ou ver se coloco mais dinheiro em FIIs neste mês. Minha carteira de renda fixa vai diminuir, pois à medida que estão vencendo os títulos estou realocando em FIIs, pois estou querendo liquidez e fluxo de caixa. 

Investimentos no exterior vão esperar um pouco, devido a este dólar absurdo. A Bovespa foi uma das bolsas que mais caíram no mundo devido ao Covid, então vou aproveitar para aportar aqui mesmo. Espero que a política não atrapalhe mais que a pandemia.
Eu ia fazer um aporte no fim do mês, mas acabou que ficou líquido na conta. Meu aporte do mês foi apenas o reinvestimento de dividendos e rendimentos. Neste mês de Maio vou alocar este dinheiro e mais o dinheiro novo do mês. 

Vamos em frente! Mantendo a disciplina e os aportes!

Abraço!

 

2 comentários:

  1. Nossa, você tem muito CDB e títulos privados, igual a mim. Tenho também muito CDB Original, BMG e PAN. Acho que você também compra muito pela XP.

    Estou seriamente preocupado com o risco de crédito destes bancos... principalmente BMG - e também preocupado com a mudança nas regras do FGC, que privilegiam bancos e punem poupadores individuais. A maioria dos meus vence em 2022 e 2023. Você planeja resgatar algum antecipadamente? A XP recompra alguns (pagando menos, é claro).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tiago.

      Tudo bem? Desculpe a demora enorme para responder.

      Eu não estou preocupando com o risco e crédito destes bancos. Tenho minha diversificação justamente para diminuir o risco de algumas áreas da minha carteira. Não planejo resgatar nenhum deles antes do prazo. Não estou aportando mais porque tenho uma meta diferente agora, que envolve um pouco mais de liquidez. Se minha meta fosse outra, ainda estaria aportando em CDBs de bancos pequenos, abrindo mão de liquidez para conseguir taxas mais interessantes.

      Também não estou vendo uma situação de quebradeira geral de bancos pequenos. Os meus CDBs que estão vencendo estão sendo pagos normalmente até o momento. Se não forem, vamos para o FGC. Se der problema, vai ser uma parte não decisiva do meu capital.

      Lembrando que antes de aportar nestes CDBs eu dou uma estudada na situação das instituições financeiras emissoras. Isto diminui (obviamente não elimina) o risco e me deixa um pouco mais tranquilo. Pelo menos naquele momento, rs.

      Abraço e obrigado pelo comentário.

      Excluir