domingo, 14 de junho de 2020

Maio/20 - Acompanhamento de Carteira


Olá pessoal.

Como vocês estão? Tudo bem por aí?

Meu post de fechamento demorou mais saiu. Meus investimentos continuam seguindo em frente, com disciplina e regularidade. Sempre aporto todo mês, buscando a distribuição de ativos que tracei como uma carteira adequada para mim. Obviamente aproveitando algumas oportunidades também, quando aparecem, mesmo que desbalanceie momentaneamente a carteira. 

Refrão dos 3 últimos meses: limpa, limpa, limpa


Como tudo tem um lado bom, o meu lado positivo neste drama do COVID é que estou gastando menos dinheiro do que o de costume. Meus gastos com viagem, carro e restaurante despencaram. O gasto de supermercado subiu, mas ainda sim estou abaixo do meu orçamento geralmente gasto por mês. Ou seja, sobra mais dinheiro para aportes.

Então passe o álcool gel e vamos ao que interessa.


Resultados


Minha carteira subiu e está seguindo a tendência para chegar no objetivo que tracei para o fim do ano. Isto é muito bom! Ainda mais nestes tempos esquisitos. Segue o gráfico:



Diante da volatilidade e da recente recuperação da bolsa nos últimos tempos, acabei acumulando um pouco de dinheiro em espécie na carteira. Vou decidir o que fazer com ele nos próximos dias.


Minhas carteiras de ação e FIIs ficaram com as mesmas ações, apenas aumentei a quantidade de algumas que já possuía. Tesouro Direto não mudou nada:
 

A carteira de Renda Fixa mudou um pouco com a saída de 2 CDBs (AGIBANK e PINE) que venceram. Esta carteira está assim:


A carteira total subiu 1,61% em Maio. Estamos subindo, que é o que interessa.
 

Conclusões


O mês de Maio foi bom para mim, continuando a tendência de Abril. A bolsa começou a se recuperar e volto ao caminho para atingir meu objetivo de fim de ano.

Meu foco em Maio foi ações e principalmente FIIs, pois encontrei boas oportunidades nestes tempos de pânico na bolsa. Não estou mais aportando em Renda Fixa, pois estou tentando aumentar a liquidez da minha carteira. O Tesouro Direto não me atraiu tanto quanto ações e FIIs, mas talvez coloque alguma coisa neste mês de acordo com o balanceamento que quero para a carteira.

Estou pensando seriamente em me mudar de país, o que já tinha influenciado minha decisão de aumentar a liquidez da minha carteira. No momento, estou pesquisando sobre o que fazer com o dinheiro se eu for para fora, com relação a corretora, declaração de saída definitiva, acordos de não bitribuitação, etc. Uma coisa que já concluí é que o governo não gosta e não ajuda em nada os investidores brasileiros não-residentes, o que é uma pena para nossa economia. Vou acabar sendo obrigado a levar meu dinheiro para fora.

Estamos chegando na semana em que faço aportes. Só alegria!

Até o próximo post,
Abraço!

2 comentários: