segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Dezembro/16 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

Hora de fazer o fechamento do mês. Dezembro é especial, pois fecha o ano também. Momento de fazer um balanço de como foi o ano que passou e renovar as esperanças para o novo ano.


Vamos ver como ficou a carteira.


Carteira


Conforme dito no post de compras (clique aqui), comprei mais ações da GRND3 e EGIE3. Então minha carteira permanece com as mesmas ações, mas em maior número. Segue a sua composição:


Como disse no post de compras, não comprei FIIs em dezembro. Vou rever meus objetivos com relação a este tipo de ativos para o ano de 2017. A carteira segue assim:


Outra coisa que não comprei em dezembro foi Tesouro Direto. Não sobrou quase nada do meu aporte para colocar neste tipo de ativo. Acabei preferindo colocar mais dinheiro na renda fixa, por ter uma expectativa melhor de rendimento. Minha carteira segue inalterada:

Uma carteira que teve bastante alteração foi a de renda fixa. Comprei uma LC com uma taxa interessante (119% CDI) e uma Debênture que me empolgou (CEMIG 10% + IPCA). A nova carteira ficou assim:



Resultados


Os resultados ficaram assim:


A distribuição está assim:


Em dezembro o meu capital investido subiu 3,26%, considerando meu aporte também. Isso é muito bom! Meu capital esta crescendo, rumo à IF. A evolução está assim:

Conclusões


Minha carteira de ações continuou me segurando. Nova queda nos preços, agora com -1,98%. Pelo menos a queda não foi tão bizarra quanto foi mês passado. Pelo menos fiquei acima do IBOVESPA de dezembro, o qual fechou em -2,71% (fonte). No ano o IBOVESPA teve um avanço bem significativo (38,94% - fonte). O rendimento da minha carteira não foi nem perto disto, pois não tenho Petro, nem Vale, nem outras que subiram como um foguete. Lembro que estou medindo a valorização apenas pelo preço, estando os dividendos fora desta conta.

Minha carteira de FIIs teve alta de 0,90% neste mês. Muito melhor que o resultado negativo do mês passado.

Minha carteira de Tesouro Direto subiu 2,35%. Um mês muito bom! Faço o cálculo com os valores líquidos já retirando o valor do IR. Pretendo levar a carteira até o vencimento, então estes números são só para acompanhamento mesmo.

A carteira de renda fixa (LCA/LCI/LC/Debênture) cresceu 1,03%. Esta é uma carteira que só tem me dado alegria. Por isto dei atenção especial a ela nos últimos 2 meses, colocando mais dinheiro nela.

No ano de 2016 os meus resultados ficaram assim (desconsiderando dividendos de ações e rendimentos de FIIs):
  • Ações:                 7,50%
  • FIIs:                   16,06%
  • Tesouro Direto:  15,39%
  • Renda Fixa:        12,40%  

O rendimento geral dos meus investimentos em 2016 foi de 12,13%.

Fecho o ano feliz, acima da minha meta anual. A meta foi estabelecida no início do ano e consegui alcançá-la bem mais rápido do que tinha imaginado, estipulando uma nova meta em junho, a qual também bati. Consegui aportar todos os meses e venho observando o resultado do meu crescimento patrimonial. Sei que a caminhada é longa e que exige alguns sacrifícios, mas sei que cada mês me aproximo mais da IF.

Espero que a economia melhore neste novo ano e que as empresas voltem a crescer, dar lucro e pagar mais dividendos.

Feliz ano novo para todos nós!!! Que 2017 seja um ano espetacular, muito melhor que o ano que terminou!!!

Abraço!

11 comentários:

  1. Meu caro, como vai?
    Ainda tem essa debenture no mercado?
    Abraco!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IM

      Esta debênture ainda existe no mercado (vi no site da Rico). Neste momento está sendo ofertada por 9.85% + IPC-A. Um pouco menos do que consegui, mas ainda está interessante.

      Abraço!

      Excluir
  2. Parabéns pelo resultado ID. É muito gratificante quando conseguimos atingir as metas que estabelecemos para nós mesmos, dá mais vontade de continuar. Att.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi JR.

      Atingir metas é muito bom mesmo. Um ano inteiro tentando chegar em um objetivo e tudo deu certo no final.

      Já defini as metas para 2017. Em breve as divulgarei aqui.

      Obrigado pelo comentário.
      Abraço

      Excluir
  3. ID,

    Bom resultado .. os últimos meses de 2016 não foram fáceis pra RV ... vamos ver o que 2017 nos reserva ..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Pois é, a renda variável não me ajudou muito no "apagar das luzes" de 2016. Mas acredito que a carteira é boa e estou nisso para o longo prazo. Mas sempre fica aquela pulga atrás da orelha: "e se o dinheiro estivesse em renda fixa..." Vamos ver no que dá.

      Que venha um 2017 excelente e lucrativo!
      Abraço

      Excluir
  4. ID, bela carteira. Você só investe pela corretora rico ou tem outra corretora? Pergunto isso, pois a rico cobra 12,50 por mês para debêntures. Há outras corretoras que não cobram essa taxa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.

      Obrigado pelo elogio. A carteira vem sendo construída com bastante carinho e dedicação.

      Tenho conta também na Easynvest. Mas tenho usado mais a Rico mesmo por comodidade e facilidade de gerenciamento da carteira (que tem vários tipos e investimento).

      Para ser muito sincero com você, eu nem me lembrei que poderia pagar custódia para Debêntures na Rico. Vi a oportunidade e fui. Lembrava da taxa Zero da Rico. Mas esqueci da custódia.

      No chat da área de contato da Rico eu vi um vídeo onde eles dizem que "debentures Cetipadas" não tem cobrança de custódia.
      Na área de custos também diz que "Ao realizar, ao menos, duas operações por mês no mercado Bovespa, você não paga a taxa de custódia no valor de R$ 12,50."

      No fim das contas, vou esperar para ver se vai haver cobrança. Espero que não haja =)

      Abraço.

      Excluir
  5. Opa!

    Estou passando aqui para informar que a Linha de Tempo da Finansfera já está no ar. Seu blog foi incluído. Se detectar algum erro de link me fale.

    Compartilhe esta ideia mas suas redes sociais para incentivarmos novos blogueiros.

    http://abacusliquid.com/blogosfera/finansfera-timeline/

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Fala ID blza?

    Po cara você tem umas taxas de LCI e CDB mto boas!! Você encontrou por corretoras? Se sim, qual vc usa? Po está bem melhor que as taxas que tenho encontrado na XP.
    Abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi IE

      Aproveito quando aparecem as oportunidades. Sempre é bom ter um dinheirinho disponível para aproveitar quando elas aparecem.

      Encontrei estas taxas na Rico. É a corretora que uso para minha renda fixa.

      Abraço

      Excluir