sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Agosto/17 - Compras de Agosto

Olá pessoal.

Chegou a hora de aumentar o patrimônio. Todo mês espero ansiosamente por este momento. Felizmente consegui fazer mais um bom aporte e sei que meu fechamento no final do mês vai me deixar contente.

Neste mês tem novidade na carteira de FIIs: entrou para o time a GGRC11.

Seja muito bem-vinda!!!

Mais um mês com um "aporte geral" na carteira: ações, FIIs, renda fixa e Tesouro Direto. Diversificando e aumentando o bolo financeiro. Então, vamos aos aportes!


Compras


Comprei os seguintes ativos neste mês de agosto:
  • MDIA3
  • MFII11
  • GGRC11
  • FIIP11B
  • LC Estrela Mineira 119% CDI  1080 dias
  • Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ)

A compra de MDIA3 foi feita seguindo o rodízio mensal da carteira (a carteira está aqui). Comprei porque era a próxima da lista, simples assim. Sempre dou uma conferida nos fundamentos das empresas antes de comprar e eu continuo muito satisfeito com MDIA. A próxima da lista é a TOTS, com a qual eu já fui mais satisfeito, e talvez eu não faça esta compra. Depois dela vem WEGE, que é compra certa.

Como estou querendo aumentar minha carteira de FIIs, neste mês fiz um aporte considerável nela. Exerci a subscrição de MFII11. Exerci só a metade do que eu tinha direito, pois se eu exercesse tudo a minha carteira iria ficar mais carregada ainda deste ativo (mais de 30% seria MFII) e consumiria quase todo meu aporte. 

A novidade nesta carteira foi a compra de GGRC11. Este fundo investe em imóveis comerciais, prioritariamente nos segmentos industrial e logístico, com a finalidade de locação atípica (built to suit, retrofit ou sale and leaseback) ou venda. Estou contente com a diversificação de imóveis e inquilinos, bem como com os resultados que vem apresentando. O preço poderia estar melhor, mas ainda considero uma compra promissora para rendimentos. Deve fechar a minha lista de FIIs "Logística".

Ainda na minha carteira de FIIs, fechei as compras com FIIP11B. Já fazia parte da minha carteira e resolvi reforçar sua participação. Então, meu setor de Logística foi bem representado no aporte deste mês.

Quase comprei MXRF11 ou KNCR11. Só não comprei para evitar ficar com 13 FIIs na carteira, rs. Já faz um tempo que não gosto deste número.  Foi um critério nada técnico, completamente questionável, que eu nem sabia que fazia parte da minha "análise de viabilidade" para compras.

Na renda fixa, comprei uma LC da Estrela Mineira. É uma instituição que teve lucro nos últimos balanços (clique aqui) e tem uma LC que me agradou. Então, foi mais um reforço na renda fixa sem liquidez, buscando melhores taxas.

Para balancear a falta de liquidez da minha renda fixa, comprei Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Principal).

Vou para o fechamento (no fim do mês) contente com os meus rendimentos e renda passiva. Espero bater minha meta anual agora em agosto. Vai ser o resultado de muita disciplina para juntar dinheiro e investir, abrindo mão de várias "coisas mundanas" que eu poderia consumir agora.

O que achou das compras? Alguma preferência entre MXRF11 ou KNCR11?

Abraço!

14 comentários:

  1. Muito boa sua carteira ID, também busco diversificar entre fii's, TD, renda fixa, e estou começando com ações. Somando todos esses ativos vc já atingiu a marca de 1k?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anônimo.

      Gosto da diversificação. Acho que todos estes investimentos (FIIs, TD, renda fixa e ações) se completam e ajudam a dar maior estabilidade ao patrimônio.

      Quanto à sua pergunta: quando comecei o blog em 2015 eu decidi não falar de valores. Prefiro falar de porcentagens e rendimentos (você pode conferir meus resultados nos meus posts de acompanhamento de carteira). Então, vou ficar devendo essa resposta a você. Desculpe-me.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço

      Excluir
  2. Legal a sua diversificação. Ainda não tive coragem de entrar no mundo dos FIIs. Um dos meus principais receios é acumular tantos ativos para serem analisados com certa frequência. Toh pensando em talvez aumentar meus investimentos nas ações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi EP.

      Eu faço análises simples dos meus ativos. Não sou expert em nenhuma deles. Não fico revirando balanços atrás de estratégias escondidas nas entrelinhas, não fico lendo todos os balanços de empresas concorrentes atrás de novos produtos que vão derrubar minhas empresas, não faço modelos de precificação malucos que correlacionam dezenas de fatores, não ligo no RI para perguntar o que eles não colocaram no balanço. É justamente porque não sou expert que eu diversifico.

      Não gasto muito tempo analisando. Eu faço uma boa análise da empresa/FII para entrar na carteira. Depois de classificá-la como apta a fazer parte da carteira, vou apenas atualizando as análises de tempos em tempos, principalmente quando chega a hora de comprar aquele ativo novamente. Um bom ativo tende a continuar bom, como diria o Bastter.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  3. Legal, variou bastante. Faz tempo tb que estou de olho na MDIA3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Senhor.

      Se considerar evolução de preço + dividendos, MDIA é a estrela da minha carteira. Empresa muito boa, muito promissora.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço

      Excluir
  4. Comprei GGRC11 neste mês também. Os contratos atípicos e prazos de vencimentos dão uma certa tranquilidade pra gente.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza! Contratos atípicos, "garantindo" renda até 2027. Nestes tempos nebulosos de vacâncias isso é uma tranquilidade até estranha, rs.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  5. Parabéns pelos aportes!! também comprei FIIP11B.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beto.

      Gosto bastante deste fundo. Boa diversificação de imóveis e locatários, vacância nula (o que nestes tempos ruins quer dizer muita coisa sobre a qualidade do patrimônio e da gestão do fundo). Para ser melhor, só precisava ser mais líquido.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  6. Parabéns pela aquisição. Tenho estudado esse ggrc11 e estou querendo entrar, mas acho que esticou muito pelas recomendações de casas de analises.
    Sou novo na finansfera, e comecei meu blog recentemente, adicionei seu blog na minha lista, se puder adicionar o meu também eu agradeço. Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi FI.

      Cuidado com as recomendações das "casas de análises". Pode até usar as recomendações delas para obter mais pontos de vista e informações, mas a conclusão que vai guiar seus passos tem sempre que ser a sua.

      Não consegui acessar o seu blog. Passa o endereço por favor.

      Abraço!

      Excluir
    2. fisioinvestidor.blogspot.com

      Essas recomendações eu utilizo como guia inicial, pra me atentar para algum ativo que desconheça, mas claro procuro fazer meus estudos por conta própria

      Excluir
  7. Minha carteira de ações é muito parecida com a sua, tenho 9 papéis iguais, apenas a odontoprev que é diferente. Gosto também da diversificação, tenho título público, fundos imobiliários e aplicação em renda fixa.

    ResponderExcluir