sexta-feira, 27 de outubro de 2017

Outubro/17 - Compras de Outubro

Olá pessoal.

Mais um mês e mais compras para minha carteira. À medida que o o bolo financeiro vai aumentando, mais fico empolgado para continuar poupando e aportando. Já estou no costume automático de aportar. Chega no meio do mês e já vai me dando aquela ansiedade em saber quais serão as novidades da minha carteira.

Aporte! Aporte! Aporte!

Continuo comprando e diversificando. Neste mês comprei em todas áreas (renda fixa, FIIs, ações e Tesouro Direto). E vamos aos aportes!


Compras


Neste mês, comprei o seguinte:
  • ABEV3
  • CIEL3
  • ITSA4
  • MXRF11
  • CDB Banco Agiplan S/A 119% CDI 900 dias
  • Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ)
  • Deixei um dinheiro na corretora para fechar a compra de FFCI11 (oferta pública)

Comprei ABEV, CIEL e ITSA dando prosseguimento no rodízio da minha carteira (clique aqui). Todo mês compro "as próximas da lista", colocando sempre a mesma quantidade de dinheiro em cada compra. Se a ação está cara, acabo comprando um menor número. Se está barata, a quantidade de dinheiro "de sempre" gera mais ações. São ações de empresas vencedoras. Continuam entrando na carteira.

Comprei MXRF11. É um fundo de papel, que tem alguns imóveis e FIIs. Está com um desconto muito interessante, enquanto os outros que me interessam estão caros (no meu ponto de vista). Paga bons rendimentos.
 
Continuando minha busca por bancos e instituições financeiras pequenas, achei o Banco Agiplan. Tem situação financeira razoável (clique aqui), pagua um retorno decente pelo investimento. Coloquei pouco dinheiro. Investimento de prazo curto.

Para aumentar minha liquidez, coloquei mais dinheiro no Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ).

Na semana que vem pretendo participar da oferta aberta para a FFCI11. Vou dar uma olhada com mais calma neste FII neste final de semana, visto que seria um novo ativo na minha carteira. Não é qualquer uma que entra nos meus investimentos. Mas tudo indica que vou comprar mesmo Já estava namorando este fundo há algum tempo.

Se tiver alguma opinião sobre a FFCI11 e/ou se tiver alguma sugestão de investimento interessante de liquidez diária (onde posso colocar dinheiro e aguardar oportunidades da bolsa), por favor escreva aqui nos comentários.

Abraços!

10 comentários:

  1. Olá ID!
    Boas compras!
    Por que comprar ações PN? A menos que a liquidez seja algo importante para vc, acredito que a itsa3 tem melhor rentabilidade (dividendos) e participa da alta/baixa de forma muito similar!

    Quanto ao FFCI eu tenho um pouco dele considero muito bem administrado. Nos relatórios as informações são bem completas e transparente.
    Ele sofreu menos essa crise e possui baixa vacância, comparando com outros FIIs ou indicadores de mercado. O mercado de FII meio que coloca uma régua e as rentabilidades mensais são muito coladas, mas acredito que o FFCI tem bastante qualidade. O próprio fundo projeta aumento de vacância, mas por enquanto está indo bem!

    Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Janota.

      Geralmente eu compro ON. Para algumas poucas (especificamente BBDC e ITSA) acabei optando pela PN mesmo pela liquidez. Contudo, só fiz isto por acreditar que a chance é remota de um fechamento de capital (ou situação onde PN seja prejudicado em relação a ON). Todas as minhas outras são ON.

      Acabou que não comprei a danada da FFCL. Acredito que ela via sofrer um bocado nas revisionais que vão acontecer nos próximos meses. O fato ter pedaços de imóveis (ao invés de todo o imóvel) deve piorar a negociação. Preferi esperar para ver o que vai acontecer.

      Obrigado pelo comentário!
      Abraço!

      Excluir
  2. Minha dúvida é a mesma, algum motivo especial para itsa4 em vez de 3?

    Gostaria, se for de seu agrado, poder entrar no seu blogroll

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi AI.

      Espero ter respondido sua dúvida na resposta que dei ao Janota. Se não foi, escreve aqui que eu complemento.

      Olhei seu blog. Tem várias coisas interessantes lá. Vou ler com calma. Vou adicionar ao blogroll.

      Desculpe a opinião não requisitada, mas "Indeciso" não parece ser um nome muito inspirador para quem procura informações sobre investimentos. Não sei qual foi sua ideia com relação ao nome do seu blog, então posso não ter entendido sua intenção. Não seria melhor se chamar "Aportador Decidido"? Não inspiraria mais pessoas a lerem seu blog para serem "aportadores decididos" também?

      Abraço!

      Excluir
  3. Respostas
    1. Valeu Enriquecendo!

      Seguiremos acumulando riquezas e conhecimentos aqui na blogosfera!

      Abraço!

      Excluir
  4. Interessante acompanhar sua estratégia da renda variável

    Abraço e bons investimentos


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DIL.

      Obrigado por acompanhar este humilde blog. Que bom que o acha interessante!

      Abraço e bons investimentos para todos nós!

      Excluir
  5. Fala ID.
    Muito bom cara.
    Apenas uma dúvida: vale a pena investir em 2 ações todos os meses?
    A menos que surja uma baita janela (leia-se preço bem abaixo do seu alvo), 2 compras de ações é o dobro de corretagem. Eu compro, via de regra, 1 única ação por mês. Equilibra o CxB no meu caso, que aporto pouco por mês.

    Dá uma olhada nisso.
    Abc

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi FPI.

      Para mim, vale a pena. Minha corretagem é fixa e baixa (7 reais, na Socopa). Compro com uma certa regularidade e consigo fazer o "giro das compras" mais rápido (encurtar o tempo entre ABEV e WEGE).

      Se o aporte for modesto e/ou a corretagem for alta, a relação custo-benefício realmente fica prejudicada e valeria a pena pensar em uma corretagem só (ou trocar de corretora para baixar a corretagem, coisa que eu faria).

      Abraço!

      Excluir