quinta-feira, 9 de julho de 2015

Evolução de Patrimônio

Ola pessoal.

Hoje resolvi fazer um post sobre patrimônio. Vou mostrar como evolui o patrimônio que considero nas minhas contas investimento (ou seja, renda fixa, renda variável, conta da corretora).

No post passado eu mostrei como foi minha evolução de rendimentos desde dezembro de 2014, data da minha (re)entrada na renda variável (clique aqui). Já tinha um pouco de TD antes disso. Mas ficou faltando mostrar como se comporta o meu patrimônio. 

A diferença entre o que vou mostrar agora e o que mostrei no post anterior é que para os rendimentos eu desconto os aportes. Caso eu não fizesse isso, o "dinheiro novo" entraria nos rendimentos e daria retornos financeiros muito mais altos do que a verdade. Ficaria achando que sou o novo Warren Buffett até perceber que a matemática financeira havia me abandonado, rs. 

Uma das coisas que me motivou a rever meu patrimônio é que fiz um aporte neste mês que me fez superar minha meta de 2015. Então, preciso definir uma nova meta. No gráfico a seguir, mostro: minha evolução; a minha meta (que ficou para trás); e uma referência de evolução de carteira com rendimento de 5,25% ao mês. Este valor de referência, caso fosse seguido, levaria-me à meta ao final de 2015. Segue o gráfico:


Fiquei muito contente em superar minha meta de 2015 ainda no meio do ano. Achava que a referência que eu tinha colocado era bastante ousada. O aumento de patrimônio de 5,25% ao mês resulta em um aumento anual de 84%, ou seja, chegar perto de dobrar a carteira. Disciplina, bons aportes e inteligência para saber onde e quando usar o dinheiro me levaram ao resultado.

Então eu defini um novo número a ser buscado até o fim do ano e refiz a curva de referência para me guiar até lá. O novo valor me levou a uma referência de aumento de patrimônio de 7,75% ao mês, o que resultaria em um incrível aumento de 144% no ano. O novo caminho a ser trilhado em 2015 ficou assim:


É óbvio que quanto mais aumenta minha carteira, maior é a quantidade necessária de dinheiro para fazer o percentual subir. Meu aporte é fixo em valor desde o começo da carteira. Então, cada vez meu aporte fica menor percentualmente em relação à carteira e faz menos diferença no aumento do patrimônio.

Vamos ver o que acontece. 

Um comentário:

  1. Evolução impressionante!!!

    Essas referências não são nada conservadoras... e mesmo assim vc bateu com facilidade.

    Parabéns!
    PD7

    ResponderExcluir