domingo, 6 de dezembro de 2015

Novembro/15 - Acompanhamento de Carteira

Olá pessoal.

O fim do ano está chegando. Passou rápido! Mais um mês foi embora e chegou o momento de ver como o patrimônio cresceu.

Patrimônio Subindo...


No geral, neste mês a lama subiu mais ainda no Congresso, a inflação continua alta, o Governo continua endividado até a alma com um orçamento que não fecha, a TV aberta continua um lixo, a "Black Fraude" foi ridícula. Ou seja, nada mudou, rs. 

Na blogosfera, vi que CVM resolveu atrapalhar o blog O Pequeno Investidor, do Blogueiro Fabio Portela, tendo o acusando de suposta prestação de serviços de consultoria e análise de valores mobiliários. Não sei muito sobre o assunto, não sei quem está certo e quem não está. Contudo, aproveito para deixar claro: eu não sou consultor de valores mobiliários e este meu blog serve apenas como meu diário de compras, registro de minha evolução neste mundo de investimentos e troca de informações sobre investimentos. Não sigo conselho e não dou conselho a ninguém! Estude e tome suas próprias decisões!  

Nos meus investimentos, continuo aportando normalmente. Neste mês consegui comprar meu primeiro FII. Entrei em um terreno desconhecido e espero que dê tudo certo. Espero aumentar meu fluxo de caixa para realimentar meus investimentos, como forma de diversificação. 

E vamos aos números!


Carteira


Minha carteira de ações continua a mesma:


Neste mês segui meu rodízio. Como foi visto no post sobre compras do mês (clique aqui), eu comprei WEGE3, ABEV3 e CIEL3. 

Tenho uma novidade neste mês: criei a carteira de FII.


Foi a primeira compra de várias. Em dezembro tem mais compras. Estou pensando em diminuir o ritmo das compras das ações e direcionar um pouco do seu aporte para os FIIs. Neste mês vou ter meu primeiro rendimento de aluguéis. Eita ansiedade, rs.

Novamente sem compras de LCI e LCA. Minha carteira segue inalterada:


Sigo comprando TD com o dinheiro que sobra do meu aporte. Para ser mais sincero, eu sempre coloco um pouco a mais no aporte já pensando nesta sobra. Afinal, "o Brasil é o país da renda fixa!". Comprei Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ), o qual paga 6,85% + IPCA.


Agora vamos aos resultados.


Resultados


Segue o resultado da carteira, com valores de fechamento do dia 30/11/2015:



A distribuição do capital já mostra que tenho 1% em FIIs. A distribuição ficou assim:



A evolução do patrimônio ficou em 4,25%, o que inclui também o dinheiro novo que coloquei no mês. Continua subindo!



 Conclusões


O resultado em ações foi negativo. Não esperava que o fim do ano fosse ruim, dado o histórico altista que se desenha nestas épocas. Empatei com o IBOVESPA, o qual teve um desempenho de -1,63% em novembro. Dias melhores virão!!!

O Tesouro Direto teve uma pequena evolução. Continuo aportando. Meu objetivo é carregar até o resgate e ter o retorno pactuado na hora da compra. É o maior percentual da minha carteira, como não poderia deixar de ser nestes tempos de juros altos.

LCAs e LCIs são só alegria. Se aparecer uma oportunidade boa, entrada barata, com rendimento maior ou igual a 100% CDI, compro mais. 

Começou minha carteira de FIIs. Vamos ver como me saio na escolha dos futuros integrantes desta carteira. Estou ansioso para ver pingar na conta o primeiro aluguel do BBPO11.

Por fim, pode-se dizer que alcancei a meta prevista para o ano. Para dizer que não alcancei ainda, estou a 99,6% da meta, rs. O meu aporte deste mês vai me levar para cima dela e fechar o bom ano que eu tive. Lembrando que eu fiz uma porte bruto no meio do ano e tive que subir a meta, ou seja, estou superando uma meta que já tinha sido superada e aumentada (clique aqui).

Ver o patrimônio crescer é o bom retorno que temos quando seguimos com disciplina, aportes regulares e constantes, sem desanimar, independente do que acontece com a bolsa. O patrimônio aumenta, cria a paz de saber que tenho uma reserva para dias difíceis, cria a tranquilidade com relação à dependência ao emprego, cria a esperança que o meu patrimônio se multiplique com os juros compostos.

Obrigado pela visita!

Abraço!!! 

4 comentários:

  1. tem uma boa carteira ... tem boas ações, na minha opinião .. acho o melhor fii o que comprou devido ao atual momento da economia/ mercado imobiliário.. bons ativos de renda fixa ... agora é torcer pra essa economia sair do buraco que entrou ... pq tá complicado o negócio ..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rodolfo.

      Pelo visto a expressão "o buraco é mais embaixo" se aplica à economia do Brasil. Cada vez que acho que já caiu bastante, o IBOV perde um suporte e vai embora.

      Em dezembro comprei outro FII, agora da das Agências da Caixa. São os 2 FIIs de banco que escolhi. Iria começar a diversificação de setores, mas com a expectativa de taxação dos FIIs vou ter que repensar minha estratégia na montagem da carteira...

      Abraço

      Excluir
  2. Como pretende escolher os fundos de investimento imobiliário? Quais critérios?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi DH.

      Após estudos sobre o assunto (infelizmente não tão aprofundados quanto gostaria), decidi montar minha carteira com 12 FIIs, o seguinte perfil:
      - 2 FII Agências Bancárias
      - 3 FII Industrial-Logístico
      - 2 FII Escritórios
      - 2 FII Shoppings
      - 3 FII Varejo

      Este perfil de diversificação se adéqua ao meu perfil risco.

      Eu prefiro decidir os fundos à medida que vou comprando, então não tenho uma carteira total montada. Já comprei os dois fundos de Agências Bancárias (BBPO11 e AGCX11).

      Os critérios que uso são: multi-inquilino (exceto agências bancárias), multi-empreendimento, bom retorno de aluguel sobre o capital investido, bons imóveis/empreendimentos.

      Como pretendo ficar com os FIIs e usá-los para renda mensal, liquidez e baixo preço em relação ao valor patrimonial são importantes, mas não tanto quando os que coloquei antes aqui.

      Com a notícia da taxação da renda dos FIIs, vou repensar a estratégia e carteira. Triste...

      Abraço

      Excluir