Chegou (e passou) o fim do ano. Foi tão corrido meu fim de ano que só tive tempo de fazer o fechamento agora. Meu ano foi muito bom, repleto de saúde, felicidades e realizações. Espero que o seu ano tenha sido assim também. Se não foi, 2016 será!
Apesar do clima ruim da economia, risco Brasil aumentando, inflação aumentando, governo gastando mal o dinheiro e fazendo o povo pagar a conta, continuo firme e forte na disciplina de investimentos. Todo mês, o dinheiro vai para investimentos.
Neste mês não fiz post de compras, então as informações estarão neste post de fechamento.
E vamos aos números!
Carteira
Não adicionei nenhuma ação diferente na carteira. Acredito que ela esteja diversificada o bastante (para mim) e estou contente com 12 ações diferentes:
Neste mês comprei mais ITSA4, seguindo o rodízio mensal. Fiz a compra no dia 21/dez e paguei R$ 7,10 por ação.
Minha carteira de FIIs cresceu. Comprei mais um banco. Nestes tempos de trevas econômicas, estou seguindo primeiro pelo caminho mais conservador. Comprei AGCX11 pela "bagatela" de R$ 977,94 (credo!!!). A carteira ficou assim:
Eu tinha planejado comprar mais outro FII, mas saiu a notícia da MP que vai aumentar o imposto de tudo e me deu uma desanimada (para quem não sabe do que estou falando, tem uma matéria muito legal no site do Clube dos Poupadores). Então, taquei o resto do dinheiro do aporte no Tesouro Direto mesmo.
Minha carteira de LCA/LCI continua igual, não comprei nada aqui:
Comprei Tesouro IPCA+ 2024 (NTNB Princ), o qual paga 7,40% + IPCA. A carteira continua esta:
Resultados
Segue o resultado da carteira:
A distribuição é esta, já com o aumento da participação de FIIs:
E a evolução do patrimônio no mês foi de 2,91%. Continua subindo!!!
Conclusões
O resultado das ações foi vermelho neste mês. Caiu menos que o IBOV (que ficou em -3,93%), o que era o esperado já que minha carteira é boa e o IBOV tem um monte de porcaria.
O ano da minha carteira de ações fechou por volta de -8,80% (o IBOV fechou em -13,31%). Se olhar simplesmente o rendimento, o ano não foi bom. Resultados assim fazem a pessoa refletir sobre a estratégia... Mas consegui aumentar bastante meu patrimônio em ações este ano com meus aportes regulares e cheguei em um tamanho de carteira que me permitiu diversificar com FIIs.
O Tesouro Direto ficou no azul e fechei o ano com um rendimento de 8,76%. Fiquei muito contente com o acúmulo de patrimônio no TD. Meu plano é levar os títulos até o vencimento.
LCI e LCA continuam rendendo e fechei o ano com um rendimento de 12,03%. Muito interessante!!!
Minha carteira de FIIs começou em um momento tenso da economia. Está apanhando, mas estou construindo patrimônio (neste caso, literalmente, rs). Tive uma perda de -2,26% no valor das cotas. Mas já esperava por isto e não tenho planos de ganhar dinheiro com o valor de cotas, mas com o fluxo mensal dos aluguéis. O importante é começar a carteira, a disciplina faz o resto.
A evolução do meu patrimônio neste ano foi espetacular. Eu mais que dobrei o valor que tinha como carteira. Se continuar assim, um dia a IF chega.
Minha meta de acúmulo de patrimônio foi batida. Ela já tinha sido revisada para cima no meio do ano e a superei novamente no fim do ano. Isto foi fruto de planejamento, disciplina e sabedoria para controlar os gastos.
No meu próximo post vou traçar a meta para 2016.
Feliz Ano Novo!!! Bons investimentos neste ano que se inicia!!!
Abraço.
Também queria comprar mais FIIs mas desisti e comprei TD por conta da MP... queria que dessem logo um desfecho para esse lance da MP, essa indecisão é horrível.
ResponderExcluirOi Madruga.
ExcluirPois é. Uma das piores coisas para o investidor (na minha opinião) é estar em um mercado onde as regras ficam mudando. E sempre pra pior. Gera uma insegurança danada.
Acho que a decisão aí vai ser fácil: os aumentos de imposto sobre investimentos vão ser aprovados. Lógico pois, para estes socialistas, quem guarda e investe dinheiro no Brasil é rico, capitalista, safado, ladrão, aproveitador do sistema e merece ter redistribuído o seu dinheiro para ajudar os companheiros que tem menos. Esse deve ser o tal do "Risco Brasil"...
Abraço
Cuidado com a curva de juros.. o efeito é péssimo nos Fiis..
ResponderExcluirGostei da forma que vc apresenta os resultados. Coloquei valor esse mês e me arrependi.
ResponderExcluirCara, que sorte conseguir LCI a 105% do CDI.
Oi Pobre Marré
ExcluirObrigado pela opinião. Estou agora pensando em como apresentar os dados de 2016. Espero que fique bom também.
A LCI a 105% do CDI foi conseguido em outros tempos, em uma situação econômica que não estava tão ruim. Estou monitorando os LCA/LCI que a Rico disponibiliza e tem tempo que não vejo algo tão bom, acima de 100% de CDI. Continuo procurando...
Abraço