Olá pessoal.
Neste mês tive problemas para postar, pois meu computador queimou. Deve ser porque ele já estava merecendo um update, visto que já é bem velho (e o motivo disso é que sou mão de vaca mesmo, rs). Comprei outra fonte e vamos em frente.
Neste mês tivemos a saída da "Presidenta", muitos políticos enrolados (até o Sarney, quem diria, rs...) e uma queda na bolsa.
Mas para mim o mês foi bom: comprei mais um FII, superei minha meta e continuo aportando regularmente.
Vamos ao fechamento do mês.
Carteira
Nada mudou. Continuo com as mesmas 12. E acho que 12 é um bom número. Estou comprando mais das mesmas:
Como foi dito no meu post de compras, neste mês comprei ITSA4 e UPGA3. Seguindo a lista, as próximas candidatas são GRND3, TBLE3 e BBSE3. Empresas boas, as quais compro feliz.
Minha carteira de FIIs aumentou. Comprei um FII que tem patrimônio muito bom, diversificação alta, bom DY e boa possibilidade de valorização. Comprei BRCR11. A carteira ficou assim:
Fiz um aporte gordo no Tesouro Direto. Estou concentrando agora nos títulos de longo prazo, que não pagam cupons. Ou seja, Tesouro IPCA+ 2035 (NTNB Princ). Quero deixar lá o máximo de tempo possível, pagando IR o mais tarde possível. A carteira ficou assim:
Não comprei mais nenhuma LCI/LCA. Minha carteira permanece inalterada:
Agora, os resultados!
Resultados
Os resultados ficaram assim (dados de 02/jun/2016):
A distribuição do capital é a seguinte:
O capital aumentou em 9,42% neste mês. Aporte grande! Alcancei a meta do ano e a subi para um patamar agressivo. Rumo à nova meta!!!
Conclusões
A carteira de ações se desvalorizou 3,09%. O Ibovespa perdeu 10,09% (fonte), então meu resultado não foi dos piores. Fruto de escolher empresas boas. Vi que em junho já subiram minhas ações, mas esse ganho fica para o próximo fechamento.
A carteira de FII teve um ganho de 1,83%. Como não pretendo vender, estou mais interessado na minha nova fonte de renda passiva (BRCR11). Estou ansioso para ver o dinheiro cair na conta e gerar novos aportes em mais FII e ações.
Tesouro Direto deu um pouco menos que a média. Variou 0,58%. Como meu plano é ficar até o vencimento, este ganho é somente para acompanhamento. A inflação segue subindo, sendo que neste mês de maio tivemos a maior alta do IPCA desde 2008 (fonte). Meus títulos são atrelados ao IPCA, então é "menos mal".
As LCI/LCA renderam o de sempre, 1,17%. Gosto bastante destes ganhos. Tenho uma LCA que vai vencer neste mês e as taxas não estão tão atraentes quanto as que consegui comprar para a carteira. Vou ter que acabar reinvestindo este dinheiro em LCI/LCA menos rentável ou um CDB. Quero manter este dinheiro na renda fixa. Surfar no país dos juros, sendo que BC acabou de manter a taxa Selic em 14,25% (fonte).
Continuo tentando acabar de ler o "O Investidor Inteligente" (Benjamin Graham). Livro chato, prolixo, que não acaba nunca.
Até semana que vem, no meu post de compras!
Abraço!
ID,
ResponderExcluirSim sua carteira de ações foi bem pro mês ...
Faz tempo que está comprado nesses lcis/lcas? Estão com excelente taxas .. dificil achar essas taxas hoje ...
Oi Rodolfo.
ExcluirSão taxas muito boas mesmo estas das minhas LCA/LCIs. Elas foram compradas no fim de 2014, março e julho de 2015 e janeiro de 2016.
Desde então venho esperando alguma LCI/LCA com taxas parecidas e não encontro. Não na Rico. A melhor que está disponível para compra hoje paga 96% CDI, 716 dias.
Tem 2 CDBs (Banco Máxima e Banco Original) lá que eu estou namorando. Eles pagam 121% CDI, mas o prazo é mais do que eu gostaria de deixar o dinheiro preso (1800 dias). Seria equivalente a uma LCI de 102,8%. O que acha?
Abraço!
Não fale mal, esse livro é o mais importante da história do mercado.
ResponderExcluirOi Anônimo.
ExcluirConcordo com você. Se este não for "O" mais importante da história do mercado, com certeza é um dos mais importantes.
E já que ele tem esta importância, todos que estudam o mercado deveriam ler este livro. É o motivo pelo qual não desisti ainda, rs.
Já li muitos livros que consegui encontrar sobre finanças, bolsa, enriquecimento, opções, FII. "O Investidor Inteligente" é o que está mais difícil ler. São 672 páginas, muitas com tabelas de dados e fatos relacionados ao mercado americano. O jeito que ele foi escrito torna ele bem pesado.
Mas a luta continua. Comecei, vou terminar.
Obrigado pelo comentário.
Abraço